7 sinais de alerta que você pode ter um transtorno de ansiedade

mulher tentando concentrar o cérebro derretendo em linhas FotografiaGetty Images

Todo mundo fica ansioso de vez em quando, porque sejamos realistas: entre as obrigações familiares, o drama no local de trabalho e todas as outras coisas com que você está lidando, a vida é estressante. E de certa forma, isso estresse pode ser uma coisa positiva. Se não tivéssemos ansiedade, provavelmente não nos prepararíamos para uma reunião ou teste, ou não nos importaríamos com o que as pessoas pensam, diz E. Blake Zakarin, PhD, professor assistente de psicologia médica em psiquiatria na Universidade de Columbia Centro médico.

Dito isso, a ansiedade do dia a dia pode cruzar os limites e se tornar o tipo que é tão frequente e intenso que consome sua vida. Quando deixa de ser útil e começa a prejudicar, é hora de procurar ajuda e ser avaliado para um transtorno de ansiedade, diz Zakarin.



Os sintomas do transtorno de ansiedade nem sempre são fáceis de detectar e variam amplamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas têm ataques de pânico e outros experimentam fobias , por exemplo. Além do mais, existem vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo transtorno obsessivo compulsivo (TOC) , transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) , e transtorno de ansiedade social , e não há nenhum teste de transtorno de ansiedade definido para fazer. Ainda assim, há sinais de alerta a serem observados. Aqui, descrevemos o que procurar para determinar se você deve conversar com seu médico sobre a possibilidade de ter um transtorno de ansiedade.

Sinais de que você pode ter um transtorno de ansiedade

1. Você tem um caso importante de evitação.

Se você começar a inventar desculpas para não participar de atividades como festas ou happy hours depois do trabalho ou até mesmo eventos de networking que farão sua carreira avançar, é hora de dar um passo para trás e determinar o porquê. Evitar é algo que descartamos e racionalizamos, como dizer que você não quer conhecer gente nova porque está cansado, diz Zakarin. Muitas vezes começa pequeno, como sair com amigos próximos, mas pular quando eles convidam outras pessoas, e então você percebe que não está dizendo nada mais e com mais frequência.

A procrastinação, embora seja bastante comum, também pode revelar ansiedade. Se você não está entregando o trabalho porque teme que seu chefe ou colegas de trabalho irão odiá-lo ou criticá-lo, é quando adiar um projeto se torna um pouco mais sério do que perder o prazo por um dia. Se se tornar um problema crônico, porque é muito angustiante enfrentar a execução do projeto, é um bom sinal de ansiedade, diz Zakarin.



Os transtornos de ansiedade afetam 40 milhões de adultos nos Estados Unidos.

2. Você sempre pede uma segunda opinião.

Pode parecer mais fácil identificar isso em um ente querido com ansiedade, mas preste atenção a você também. Provavelmente, a observação mais comum de pessoas próximas a indivíduos que tentam controlar a ansiedade intensa é que eles parecem excitados, 'entusiasmados, duvidam continuamente de si mesmos e buscam garantias', diz Christine Maguth Nezu, PhD, professora de psicologia da Universidade Drexel. Ao tomar uma decisão, alguém pode perguntar a amigos ou colegas de trabalho se eles estão tomando a decisão certa, ou eles pesquisarão continuamente na internet, nunca satisfeitos por terem informações suficientes e preocupados que possam tomar a decisão 'errada'.

3. Você está tendo problemas para dormir.

As noites agitadas vêm e vão tão rapidamente quanto os dias ruins, mas se você se vir deitado na cama com os olhos bem abertos na maioria das vezes, isso pode significar que precisa de ajuda para ansiedade. Todos nós temos uma ou duas noites em que não podemos dormir, mas se for mais crônico ou realmente impactar sua vigília diurna, então pode ser ansiedade, diz Zakarin. Se você leva mais de 30 minutos para adormecer à noite, de forma contínua, ou se você está acordando e tendo problemas para voltar para a cama, esses são sinais de que a ansiedade está afetando seu sono.



4. Você está enfrentando problemas gastrointestinais.

Muitas reações corporais ocorrem quando a resposta de lutar ou fugir entra em ação em seu sistema nervoso simpático. Primeiro, a parte do cérebro que procura o perigo (a amígdala) envia um sinal ao hipotálamo de que você está em perigo, que então se comunica ao resto do cérebro (e corpo) que você deve agir no modo de sobrevivência . Assim, conforme você obtém a explosão de energia para lutar ou fugir, seu sistema digestivo e de descanso - envolvido na digestão real - desliga e a adrenalina e o cortisol são bombeados por todo o corpo. É provavelmente por isso que você sentirá algum desconforto em seu sistema digestivo se estiver constantemente ansioso, diz Zakarin.

5. Você tem dores musculares ou de cabeça consistentes.

Semelhante aos problemas gastrointestinais, você pode sentir dores físicas nos músculos ou na cabeça se estiver constantemente estressado e tenso com o que está por vir, avisa Zakarin. Isso nem sempre se deve à ansiedade, mas, como a falta de sono, são sintomas que tendemos a ignorar como se não fossem um grande problema, diz ela. O sono insatisfatório também pode ser um fator que contribui para as dores, juntamente com a tensão geral em todo o corpo devido ao estresse crônico.

6. Seu coração está acelerado ou você está respirando com dificuldade.

Outra consequência da reação física de lutar ou fugir: o sangue flui para as áreas que mais precisam dele - especificamente, seu coração, que então trabalha com o tempo, bombeando com mais força e mais rápido, explica Zakarin. Você também tentará ingerir mais oxigênio, o que o deixará com a respiração pesada. É como se você estivesse se exercitando, mesmo que quase não se mova.

As mudanças corporais que ocorrem são inerentes à nossa sobrevivência. Portanto, a maioria dos sintomas são normais ... e previsíveis, como batimento cardíaco acelerado, falta de ar, sensações sufocantes, aumento da pressão arterial, sensação de enjôo, calor, tontura, desmaio ou suor, diz Nezu. A ironia aqui é que as pessoas raramente descartam os sintomas intensos de ansiedade como 'normais'. Elas tendem a se preocupar ainda mais, interpretando que sua respiração rápida é devido a um ataque cardíaco, ou sensação de desmaio pode significar que têm um tumor no cérebro. Você pode imaginar como isso desencadeia mais medo de causar danos, criando um ciclo vicioso.

7. Você está realmente cansado sem motivo

Sim, você pode estar perdendo o sono se ficar acordado a noite toda se preocupando com o que está por vir. Mas mesmo que você preste atenção, o fato de que seu corpo está trabalhando consistentemente - lutando fisicamente para sobreviver, mesmo que não esteja realmente ameaçado - pode fazer você se sentir muito cansado, diz Zakarin. Então, se você está cansado sem motivo, dê uma olhada em como você se sente durante o dia e se a tensão é realmente o que está pesando sobre você.

O que fazer se você acha que tem um transtorno de ansiedade

mulher triste com uma expressão preocupada e estressada cérebro derretendo em linhas FotografiaGetty Images

Se você pode facilmente verificar os sete sinais de ansiedade acima, então pode ser hora de dar uma olhada severa em seu estilo de vida. Zakarin diz que dormir, fazer exercícios e uma alimentação saudável podem ajudar a aliviar a tensão, bem como o apoio social e o compartilhamento de suas frustrações e preocupações. Se fazer mudanças simples no seu dia-a-dia não oferece nenhuma melhora em como você se sente, mental e fisicamente, então pode ser hora de consultar um profissional. O tratamento mais comum para a ansiedade é a terapia cognitivo-comportamental, que aponta que nossos pensamentos e comportamentos impactam em como nos sentimos e no que fazemos, e vice-versa, explica ela. Você trabalhará para perceber e gerenciar pensamentos inúteis e reduzir a evasão.

A boa notícia é que o uso regular de ferramentas específicas de gerenciamento psicológico e emocional pode enfraquecer essas fortes conexões ao longo do tempo e pode treinar o cérebro para uma maior resiliência, diz Nezu. Além da terapia cognitivo-comportamental, as técnicas calmantes também podem incluir treinamento de relaxamento, meditação consciente, terapia de resolução de problemas focada na emoção, terapia de aceitação e compromisso e terapia metacognitiva.