7 coisas que acontecem quando você para de tomar antidepressivos

comprimidos antidepressivos brancos sobre fundo azul LIgorkoGetty Images

Para algumas pessoas com depressão ou ansiedade , tratamento com antidepressivos pode ser um salva-vidas literal . Mas outros, dependendo de uma série de razões - como cobertura de seguro, efeitos colaterais desagradáveis ​​ou preferência pessoal - podem decidir parar de tomar os medicamentos.

Teri Biebel, 48, decidiu interromper a venlafaxina (Effexor) com a ajuda de seu médico quando sentiu que não precisava mais dela. Eu estava com muita ansiedade, dificuldade em recuperar o fôlego , e me senti realmente sobrecarregada quando usei Effexor, e parecia funcionar, diz ela. Mas, 10 anos depois, não me sentia ansioso, não tinha depressão, não sentia que precisava.

Mas, diz ela, ninguém poderia tê-la preparado para a sensação de parar de tomar os remédios. Parecia o pior do mundo ressaca , ela diz. Foi doloroso levantar minha cabeça. Eu me enrolaria como uma bola e ficaria na cama. Não me lembro de me sentir tão mal antes de tomar um antidepressivo.

Inacreditavelmente, ainda não entendemos totalmente Como as os antidepressivos funcionam, mas funcionam. Eles podem ser incrivelmente eficazes, dependendo de quão grave é a depressão, diz Renée Binder, M.D. , ex-presidente da American Psychiatric Association. Às vezes, veremos os sintomas desaparecerem completamente.

Mas, como com qualquer medicamento, quando você se sente melhor, é natural se perguntar se você ainda precisa dele. Se você e seu médico decidirem que você é um bom candidato para interromper os antidepressivos, aqui está o que esperar.

Você vai querer trabalhar junto com seu médico para tomar a decisão.

Isto é não uma tarefa a ser realizada sozinho, enfatizam os especialistas. A interrupção dos antidepressivos nunca deve ser feita por ninguém por conta própria, diz o Dr. Binder. É sempre importante trabalhar com um psiquiatra ou quem está prescrevendo o medicamento.

Esse médico reduzirá devidamente a dose do medicamento e ficará atento para saber se os sintomas de depressão ou ansiedade estão voltando. As pessoas pensam: ‘Estou me sentindo melhor e quero parar com isso’, mas você pode começar a se sentir pior de novo, diz ela, e se beneficiará do apoio do seu médico se o fizer

Você vai diminuir os remédios lentamente.

Para ajudá-lo a evitar o maior número possível de efeitos colaterais desagradáveis, seu médico irá diminuí-lo com cuidado. O protocolo de desmame para cada medicamento é diferente, diz o Dr. Binder, mas normalmente os ajustes serão feitos com intervalos de duas a três semanas para dar ao seu médico uma boa noção de como seus sintomas mudam conforme você diminui.

Parar repentinamente pode ser muito difícil de tolerar, diz o Dr. Binder. Nunca pare de peru frio.

Os médicos geralmente conseguem isso cortando a dose ou diminuindo a frequência com que você a toma. De qualquer forma, é como pousar um avião, diz Robert Valuck, Ph.D. , professor do departamento de farmácia clínica da Universidade do Colorado. Você não quer cair de 35.000 pés até a pista; você quer um caminho de deslizamento lento e agradável. Algumas pessoas podem lidar com um caminho de planagem mais íngreme, diz Valuck, mas ambas as abordagens reduzem gradualmente a dose em seu sistema para que seu corpo possa se ajustar aos passos de bebê.

Pode levar mais tempo do que você pensa.

Não estávamos brincando sobre o lentamente papel. Muitas pessoas esperam se sentir de volta ao normal alguns dias depois de parar de tomar os remédios - bem como as pessoas esperam começando antidepressivos para fazê-los sentir-se melhor em um piscar de olhos - quando, na verdade, pode levar várias semanas. Normalmente, o medicamento sai do sistema duas semanas após a interrupção, mas os efeitos podem durar dois meses. Para começar, depende de quanto tempo você tomou os remédios, diz Valuck

Seu cérebro pode parecer ... estranho.

Parar muito rápido ou até mesmo o peru frio tem sido anedoticamente relacionado ao que muitas pessoas (especialmente em fóruns online) chamam de zaps cerebrais. Tive uma paciente que interrompeu Paxil [paroxetina] sem diminuir e descreveu a eletricidade passando por ela, diz o Dr. Binder. O fenômeno realmente não é compreendido por especialistas, explica Valuck, e não há evidências suficientes para provar que a interrupção dos antidepressivos pode causar esses zaps, mas ainda é algo para se estar ciente.

💊 Parar repentinamente pode ser muito difícil de tolerar.

Tammy Mohney, 31, estava em escitalopram (Lexapro) por cerca de seis meses para ansiedade antes de parar de tomá-lo devido a uma mudança em seu seguro. Ela tentou se acalmar cortando os comprimidos pela metade antes de parar completamente, mas ela só tinha o suficiente para cerca de uma semana e não foi capaz de continuar trabalhando com seu médico.

Por cerca de um mês, eu piscava meus olhos e ficava super tonta, quase como se um choque elétrico tivesse passado pelo meu cérebro, ela diz. Eu teria que sentar ou quase cairia. Isso tornava quase impossíveis até as tarefas diárias mais simples, diz ela, já que acontecia o dia todo. Eu posso ter desmaiado um pouco rápido demais, ela diz agora. Eu definitivamente diria a alguém para consultar um médico ou farmacêutico.

Seu humor provavelmente mudará, mas talvez apenas temporariamente.

Os antidepressivos mais comuns são uma classe chamada inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), que bloqueiam a reabsorção da serotonina química do cérebro, deixando-a flutuando livremente, explica Valuck. Tire as drogas e a serotonina será absorvida novamente, o que pode resultar em mudanças de humor menores ou mais pronunciadas, diz ele. Algumas pesquisas sugerem que, quando as pessoas param de usar antidepressivos, elas podem enfrentar um risco maior de pensamentos suicidas, embora não haja nenhuma ligação com atuação nessas ideias, diz ele.

Isso é particularmente alarmante, obviamente, porque não sabemos realmente quando esses pensamentos são a volta da depressão e quando são um efeito colateral fugaz da interrupção do tratamento.

Biebel diz que choraria ao cair de um chapéu enquanto saía da Effexor. Suas amigas começaram a se preocupar, afinal não era uma boa hora para ela tentar fazer a transição dos medicamentos. Talvez eu devesse ter ficado mais um pouco, mas eu simplesmente não queria mais ficar.

Você pode sentir isso em seu intestino.

Acredite ou não, temos os mesmos neurotransmissores que enviam mensagens químicas em nossos cérebros em nossas entranhas , também. Outros processos mediados pela serotonina em todo o corpo podem parecer temporariamente fora de sintonia enquanto seu corpo se reajusta, diz Valuck. Muitas pessoas que descontinuam os SSRIs relatam sintomas gastrointestinais como náusea , vômitos e mudanças no apetite.

Você já deve ter alguns outros mecanismos de enfrentamento em vigor.

Sabemos que alguns dos hábitos saudáveis ​​mais simples podem aliviar um pouco a dor da depressão, como obter exercício adequado e dormir e assumindo uma prática relaxante e centralizadora como meditação . Mas não presuma que esta rede de segurança está lá para você se você não a amarrou sozinho. Eu espero que alguém já esteja experimentando isso, se eles estão parando a medicação, diz o Dr. Binder.

Sou um corredor e acho que isso ajudou a clarear um pouco minha cabeça, diz Biebel. Nos poucos meses que demorei para parar de tomar os antidepressivos, nunca me senti 100% quando corria, mas era uma distração da intensa letargia e da sensação avassaladora de ressaca.

Amigos e familiares também podem fornecer suporte enquanto você está diminuindo os medicamentos. Eles podem notar os sintomas, talvez você não perceba a si mesmo, diz o Dr. Binder. Dependendo do relacionamento do paciente com essas pessoas, talvez eles possam dizer que perceberam que você pode estar ficando um pouco irritado de novo ou que não está dormindo também. Você pode obter ajuda de seu sistema de suporte se confiar neles.


O suporte de leitores como você nos ajuda a fazer nosso melhor trabalho. Ir aqui para se inscrever em Prevenção e ganhe 12 presentes GRÁTIS. E inscreva-se no nosso boletim informativo GRATUITO aqui para conselhos diários de saúde, nutrição e condicionamento físico.