7 sintomas pré-diabetes que você não deve ignorar

COLHER CHEIA DE AÇÚCAR Peter DazeleyGetty Images

Provavelmente, você acha que seria capaz de detectar os sinais de sério risco de adoecer. Acontece que você realmente não pode. Mais de 86 milhões de pessoas nos Estados Unidos - isso é 1 em cada 3 adultos - são pré-diabéticos, ainda 90 por cento deles não têm ideia . Isso é um problema, porque se você não sabe que tem, provavelmente não está fazendo as mudanças necessárias para evitar a doença em expansão.

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O que é pré-diabetes?

Pré-diabetes é quando o açúcar no sangue está acima do normal, mas não na faixa que seria considerada diabetes, diz Elizabeth Halprin, MD, endocrinologista do Joslin Diabetes Center em Boston. Uma leitura normal de açúcar no sangue é inferior a 110 mg / dl; maior do que 126 é diabetes. Se o seu açúcar no sangue em jejum cair em algum lugar entre esses números, você se qualificou para o pré-diabetes.

A maneira mais fácil de determinar se você o tem é fazer um simples exame de sangue. O mais preciso é o teste A1C, que determina a porcentagem de glicose (açúcar) ligada à hemoglobina da proteína transportadora de oxigênio no sangue.

“É um bom indicador de como está o açúcar no sangue nos últimos dois ou três meses”, diz Loren Wissner Greene, MD, professora clínica e endocrinologista do NYU Langone Medical Center. Uma pontuação de 5,9 e abaixo é considerada normal. Qualquer coisa entre 5,7 e 6,4 é considerado pré-diabetes, e 6,4 e acima é diabetes desenvolvido.

A American Diabetes Association recomenda que todas as pessoas com 45 anos ou mais façam um exame de açúcar no sangue, embora seja necessário fazer o teste mais cedo se você estiver acima do peso, tiver síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou histórico familiar de diabetes. Pessoas que são afro-americanas, nativas americanas, asiáticas, latinas ou das ilhas do Pacífico também podem estar em maior risco e precisam ser testadas mais cedo, portanto, verifique com seu médico.

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Sinais de pré-diabetes

Como você deve ter adivinhado pelo nome, o pré-diabetes não verificado geralmente se transforma em diabetes completo. Mas pode ser difícil dizer se você tem essa condição limítrofe, porque ela geralmente não causa sintomas. Não há como saber que você tem pré-diabetes sem que um médico o diagnostique com um exame de sangue, diz Christine Lee, MD, diretora do programa do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais do NIH (NIDDK).

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No entanto, existem certos padrões e mudanças que podem servir para alertá-lo. Fique atento a esses sinais sorrateiros, que podem indicar que você está se encaminhando para o pré-diabetes - ou que já o tem.

Você está embalando quilos a mais

Carregar o excesso de gordura, especialmente no meio, aumenta a chance de você se tornar resistente à insulina, que é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes. O excesso de peso pressiona o pâncreas para produzir insulina suficiente e torna mais difícil para a insulina que você produz fazer seu trabalho, diz Halprin. Quando sua barriga é o principal local de ganho de peso, isso significa que há gordura ao redor de seus órgãos, o que também pode empurrá-lo para mais perto da zona de risco de diabetes.

Uma maneira inteligente de reduzir a gordura da barriga: Coma mais vegetais. Você pode usar o método do 'prato', onde metade do seu prato é preenchido com vegetais, um quarto é proteína e um quarto é um amido de grão integral, diz Halprin.

Sua pele está agindo de forma estranha

O pré-diabetes geralmente não apresenta sintomas, mas em algumas pessoas pode se manifestar por meio de versões mais brandas dos sintomas associados ao diabetes, como sentir sede ou necessidade de urinar com mais frequência. Outro sinalizador vermelho são as mudanças na pele, como descoloração ou marcas na pele .

Algumas pessoas com pré-diabetes podem apresentar sinais de resistência à insulina, como pele escurecida nas axilas ou nas costas e nas laterais do pescoço, ou muitos pequenos crescimentos cutâneos nessas mesmas áreas, diz Lee. Fique atento a quaisquer sintomas de pele e leve suas preocupações ao médico. (Aqui estão 6 outros pequenos problemas de pele que podem indicar um problema muito maior.)

Você satisfaz o seu desejo por doces

Guloseimas doces podem ter um gosto bom, mas exagerar coloca você em risco de ter pré-diabetes. Embora limitar os doces seja um começo, carboidratos refinados como pão, arroz, macarrão e batatas também podem atrapalhar seu peso e níveis de açúcar, diz Halprin. Limite carboidratos e doces simples efaça carboidratos complexos (como grãos inteiros), proteínas e vegetais seus alimentos básicos.

Este é o seu corpo com açúcar:

Você raramente está em movimento

A atividade física regular ajuda seu corpo a usar a insulina com mais eficiência, diz Halprin. Também pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que, por sua vez, diminui o risco de pré-diabetes e diabetes. Se você está acostumado a um estilo de vida sedentário, comece aos poucos, com uma caminhada de 10 minutos, três vezes ao dia. Depois de encontrar o seu ritmo (e depois de consultar o seu médico), chute as coisas para cima até que você se mova e agite regularmente. Idealmente, você deve tentar registrar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana.

Você apagou muitas velas de aniversário

Você não pode parar o tempo, mas envelhecer o coloca em risco de muitas coisas, incluindo pré-diabetes. É por isso a American Diabetes Association recomenda que os médicos testem todos os adultos com mais de 45 anos para pré-diabetes . Consulte seu médico regularmente para garantir que você tenha um bom controle sobre o açúcar no sangue.

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Você já teve problemas de açúcar no sangue no passado

Mulheres que são diagnosticadas com diabetes gestacional durante a gravidez não voltam exatamente ao 'normal' depois que seus bebês nascem. Mesmo que seu nível de açúcar no sangue esteja OK no check-up pós-parto, você ainda tem um risco aumentado de pré-diabetes e diabetes mais tarde na vida. Idem se você tivesse um bebê que pesava mais de quatro quilos ao nascer.

Sua história familiar e etnia também são importantes. Se o diabetes está em sua árvore genealógica - especialmente se você é afro-americano, nativo do Alasca, índio americano, asiático-americano, hispânico / latino ou americano das ilhas do Pacífico - é mais provável que você termine com pré-diabetes.

Você joga e vira à noite

Quando você não consegue dormir bem, seu corpo pode perder o equilíbrio rapidamente. O sono ruim pode fazer você ganhar peso, o que aumenta o risco de pré-diabetes. Os distúrbios do sono, como a apnéia obstrutiva do sono, também podem causar estragos no açúcar no sangue, diz Lee.

Converse com seu médico se você estiver lutando contra a soneca. Tratando seus problemas de sono pode ajudar a mantê-lo fora da zona de perigo do diabetes.