7 alimentos que podem fazer você se sentir totalmente ansioso

Segurando um tiro Jumpingsack / Shutterstock

Se você já se pegou despejando migalhas de um saco de batatas fritas garganta abaixo após um dia particularmente estressante, sabe que as emoções podem afetar o que você come. Mas você sabia que o que você come também pode atrapalhar suas emoções, exacerbando a ansiedade e deixando-o tenso, preocupado e incapaz de se concentrar?

É verdade, diz Ali Miller, RD, LD, CDE , nutricionista registrada e autor de Naturalmente Nutrido . Embora a comida possa não ser a principal causa desses sentimentos, certamente pode afetar sua gravidade e a frequência com que ocorrem.

“A ansiedade pode ser causada por níveis cerebrais inadequados dos neurotransmissores serotonina e GABA, que ajudam a reduzir a influência dos hormônios do estresse, bem como hormônios excitatórios excessivos, como glutamato e epinefrina, que podem causar ansiedade e resposta ao estresse”, diz Miller.

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E, você adivinhou, certos alimentos ajudam na produção dessas substâncias químicas que fazem você se sentir bem, enquanto outros aumentam as que induzem à ansiedade. 'Alimentos processados ​​tendem especialmente a perpetuar um ciclo vicioso de culpa, ansiedade, desejos e excessos, tornando difícil parar de comê-los quando você começa.' (Veja como evitar uma farra antes de começar.)

A boa notícia: dominar sua ansiedade pode ser tão simples quanto conhecer os seus gatilhos alimentares e, em seguida, interrompê-los ou reduzir sua ingestão. Aqui, identificamos sete alimentos surpreendentes que podem estar sobrecarregando sua ansiedade e seu mau humor. (Tente substituí-los por estes 13 alimentos para combater o estresse .)

1. Café

Café Katsiaryna Pakhomava / Shutterstock

Agora, ouça-nos - não estamos dizendo para você parar de beber café e outras bebidas com cafeína. (Na verdade, o java pode oferecer algumas vantagens incríveis para a saúde.) Mas se você estiver se sentindo no limite, beber xícara após xícara pode ser parcialmente culpado. A cafeína tem um efeito estimulante no sistema nervoso, diz Miller - ela causa uma liberação do hormônio do estresse cortisol, desencadeando nossa resposta de 'lutar ou fugir', e demonstrou exacerbar a ansiedade e os problemas de sono, particularmente naqueles com transtornos de pânico e ansiedade social.

E embora a cafeína inicialmente aumente os níveis de serotonina para fazer você se sentir muito bem, a liberação crônica de serotonina devido ao consumo excessivo de café ao longo do tempo pode, na verdade, fazer com que você se esgote neste neurotransmissor. Para diminuir a influência da cafeína, considere reduzir para uma ou duas xícaras de café de 240 ml por dia. (Nós gostamos Prevention's Don't Burn Out Roast Coffee Beans .)

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2. refrigerante diet

Refrigerante diet punsayaporn / Shutterstock

Refrigerante diet e as bebidas energéticas podem fornecer uma dose dupla de ansiedade: não apenas contêm cafeína, mas também contêm adoçantes artificiais, como o aspartame, que podem reduzir significativamente os níveis de serotonina para 'sensação de bem-estar' no cérebro. Na verdade, em um estudo, pesquisadores da University of Northwestern Ohio analisaram o efeito do aspartame em pessoas com histórico de depressão e descobriram que ele piorou significativamente sintomas , incluindo sentimentos de ansiedade. Se você deseja uma bebida efervescente, considere trocar seu refrigerante por um com gás natural; se você usa adoçantes artificiais em seu café ou chá, tente usar um pouco de estévia.

3. Beef Jerky

Carne seca Jiri Hera / Shutterstock

Jerky está cada vez mais sendo considerado um lanche saudável - e definitivamente pode ser, desde que não esteja cheio de aditivos de baixa qualidade. O problema com a maioria das opções no supermercado é que elas são carregadas com glutamato monossódico (MSG), que pode elevar os níveis cerebrais de glutamato - um dos hormônios excitatórios que mencionamos na introdução - e, assim, aumentar a ansiedade e o estresse. Uma opção que é realmente boa: The New Primal Original Beef Jerky , que é proveniente de vacas alimentadas com pasto, livre de MSG e muito mais baixo em sódio e açúcar do que a maioria das picaretas convencionais.

Mas jerky não é a única fonte de MSG, é claro. Incontáveis ​​alimentos embalados e fast food contêm o produto (pense em: batatas fritas com sabor, frios, molhos, jantares congelados), então opte por alimentos inteiros sempre que possível.

4. Creme de leite não lácteo

Natas não lácteas Sasimoto / Shutterstock

Muitos cremes não lácteos convencionais são fontes furtivas de óleos parcialmente hidrogenados - também conhecidos como gorduras trans, que também se escondem em outros alimentos ultraprocessados, como batatas fritas, biscoitos, donuts e palitos de mussarela. Isso é um problema porque essas gorduras têm sido associadas ao fluxo sanguíneo prejudicado, incluindo o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode ser um dos motivos pelos quais os estudos as associaram a depressão , ansiedade e outros problemas de saúde mental. Um estudo descobriu que pessoas que comiam principalmente alimentos fritos, carnes processadas, laticínios com alto teor de gordura e sobremesas adoçadas tinham um risco 58% maior de depressão do que pessoas que seguem uma dieta rica em alimentos integrais, enquanto outro estudo descobriu que o consumo crônico de gordura trans aumentou ansiedade em ratos.

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5. Macarrão

Massa Anna Shepulova / Shutterstock

Carboidratos refinados como macarrão branco, pão branco, donuts, doces e bebidas açucaradas podem destruir seu humor, causando picos e quedas rápidas no açúcar no sangue. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que quanto mais alto o nível de açúcar no sangue de uma mulher depois de comer açúcar e grãos refinados, maior o risco de depressão. E em 2010, pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram que ratos alimentados com uma dieta açucarada ficavam nervosos e ansiosos quando o açúcar foi removido , semelhante ao que as pessoas experimentam quando deixam de fumar. A boa notícia, no entanto, foi que o estudo da Columbia também descobriu que o inverso é verdadeiro: uma dieta rica em grãos inteiros, como arroz integral e quinua, e produtos na verdade reduzem o risco de depressão nas mulheres. (Descubra como curar mais de 95 problemas de saúde naturalmente com Coma para uma saúde e cura extraordinárias .)

6. Ketchup

Ketchup Looker Studio / Shutterstock

Condimentos como molho para salada e ketchup podem ser uma fonte sorrateira de xarope de milho com alto teor de frutose (HFCS), que, como macarrão e donuts, pode causar picos e quedas que induzem a ansiedade no açúcar no sangue. Pior ainda: o HFCS é mais doce do que o açúcar de mesa, o que leva ao aumento do consumo e desejos perpétuos junto com ganho de peso , diz Miller. Opte por condimentos com baixo teor de açúcar e sem HFCS, como True Made Foods ketchup, molho barbecue e molho picante.

7. Álcool

Álcool Marian Weyo / Shutterstock

Embora muitas pessoas que se sentem ansiosas possam recorrer ao álcool para obter alívio (cerca de 20% das pessoas com transtorno de ansiedade social também sofre de dependência de álcool ), o aumento de humor da bebida é apenas temporário e pode piorar a ansiedade com o tempo. E mesmo aqueles que nunca sofreram de problemas relacionados à ansiedade podem desenvolver problemas como resultado do abuso de álcool. Isso acontece por alguns motivos. Primeiro, o álcool é um depressivo e mexe com o funcionamento adequado do sistema nervoso central, que controla como você processa as emoções. Dois, o álcool pode causar picos e quedas no nível de açúcar no sangue, que induzem à ansiedade. E três, o álcool é um diurético, que pode levar à desidratação, prejudicando a função cognitiva e impossibilitando a concentração - fatores que podem contribuir para a sensação de ansiedade. Se você precisa de algo para relaxar depois de um dia longo e difícil, considere tomar uma xícara de chá de camomila quente ou gelado em vez de tornar aquele copo de vinho um hábito noturno.