7 alimentos que estão deixando você inchado

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Depois de um fim de semana de indulgência, não é surpresa que você se sinta inchado na segunda-feira. Mas nem sempre são os alimentos ricos e gordurosos que causam inchaço na barriga. Acontece que os maiores culpados para aqueles propensos a problemas de barriga são os FODMAPs, descobriu uma pesquisa do Jornal Internacional de Prática Clínica .

A sigla significa f ermentível ou ligossacarídeos, d isacarídeos, m onossacarídeos, para WL p oliois. Resumindo: “Esses carboidratos são mal absorvidos no intestino delgado e rapidamente fermentados por bactérias no trato gastrointestinal”, diz Julia Greer, MD, professora assistente de medicina da Universidade de Pittsburgh. Esse processo cria gases, o que leva a sintomas como inchaço. ( Obtenha uma barriga lisa em apenas dez minutos por dia com nosso plano de exercícios testado por leitores! )

Para um alívio de curto prazo, Greer recomenda deitar-se de bruços, fazer exercícios e beber água para ajudar as bolhas de gás a se moverem. Mas se você costuma ter aquela sensação de plenitude, Lin Chang, MD, professor de medicina na David Geffen School of Medicine da UCLA, sugere manter um diário das refeições, sintomas de inchaço e hábitos intestinais para ajudar a identificar os gatilhos. Você pode descobrir que os 7 alimentos abaixo são infratores comuns.

1. Iogurte

iogurte e inchaço imagens lauri patterson / getty
É elogiado por seus probióticos calmantes, mas certos tipos de iogurte podem realmente fazer mais mal do que bem. Isso porque os laticínios contêm níveis variáveis ​​da molécula de açúcar lactose, que é fermentada em seu corpo e cria bolhas de gás e inchaço, diz Greer. Mas isso não significa que todos os iogurtes estão proibidos. Iogurte grego puro, que geralmente tem cerca de 12 gramas de açúcar e bastante proteína, é uma boa aposta. Os iogurtes desnatados e com baixo teor de gordura, por outro lado, podem conter cerca de 30 gramas de açúcar, o que os torna uma escolha muito mais gasosa.

2. Vegetais crucíferos
Couve de Bruxelas, brócolis e couve-flor contêm um tipo de carboidrato chamado rafinose. Como não produzimos a enzima necessária para quebrar a rafinose, ela passa pelo intestino delgado sem ser digerida. E quando o alimento entra no intestino grosso sem ser decomposto primeiro, ele é fermentado por bactérias. O resultado? Acúmulo de gás no cólon, o que gera inchaço e flatulência particularmente malcheirosa, explica Greer. Para tornar esses vegetais mais fáceis para o estômago, experimente assá-los. Embora não vá quebrar a rafinose, pode torná-los mais fáceis de mastigar, o que, por sua vez, aumenta a área de superfície para a digestão, diz ela. (Tem gás? Aqui estão 7 coisas que seu gás está tentando dizer a você.)

3. Feijão
O amido resistente é um tipo de fibra não digerível encontrada naturalmente na casca externa dos grãos. Para aliviar o inchaço causado pelo feijão, Greer recomenda molhar os legumes secos durante a noite. Hidratá-los vai quebrar um pouco do amido, de forma que menos do que ele vá para o cólon, diz ela.

4. Cebolas

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Fructan, um carboidrato encontrado nas cebolas, pode causar problemas para sua barriga. “Alimentos como alho-poró, chalotas e cebolas são mal absorvidos e aumentam o conteúdo de água no intestino”, diz Chang. O resultado? Produção de gás e inchaço.

5. Melancia
Esta fruta naturalmente doce possui um nível muito alto de frutose. De acordo com Greer, cerca de 30 a 40% das pessoas não conseguem absorver totalmente a frutose, o que causa inchaço, gases e, às vezes, diarreia.

6. Adoçantes artificiais
O sorbitol e o xilitol, adoçantes freqüentemente encontrados nas gomas de mascar, são absorvidos muito lentamente no intestino delgado. Como resultado, esses álcoois de açúcar podem causar gases, inchaço, cólicas e, às vezes, diarréia.

7. Grãos

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O trigo e o centeio estão nesta lista devido ao seu conteúdo de frutanos não digeríveis. Para aqueles com Intolerância à gluten , comer esses grãos (e outros) causa uma reação imunológica, destruindo o revestimento do intestino delgado, diz Greer. Isso causa gases, distensão abdominal, diarréia e / ou prisão de ventre. Mas mesmo que você não tenha intolerância ao glúten, a fibra insolúvel ainda pode ser fermentada por bactérias, levando a - você adivinhou - gás abundante.