6 sinais de alerta de câncer de estômago

Câncer de estômago Olho de boi / Getty Images

O câncer de estômago tem a reputação de ser uma das formas mais dolorosas de câncer. Mas, para muitos pacientes, a dor não está entre os primeiros sinais de alerta da doença.

Na verdade, a característica mais comum nas fases iniciais pode ser que não causa nenhum sintoma, diz Umut Sarpel , MD, professor associado e oncologista cirúrgico da Universidade de Nova York Mount Sinai Health System .

'Todos nós temos dores de estômago de vez em quando, e isso pode fazer as pessoas se preocuparem com o câncer de estômago', diz o Dr. Sarpel. 'Mas não é um dos cânceres mais comuns e, na maioria dos casos, as dores de estômago ou dor não são o resultado do câncer.' (Assegure-se de que você não ignore estes 10 sintomas do câncer .)

Então, quão comum é? Aproximadamente 1 em 111 adultos desenvolverá câncer de estômago (gástrico) em algum momento de sua vida, e a doença é mais comum entre os homens, de acordo com a American Cancer Society . O Dr. Sarpel acrescenta que o risco de uma pessoa contrair a doença aumenta com a idade.

O câncer de estômago geralmente não é uma doença hereditária. “A maioria dos cânceres gástricos são esporádicos ou causados ​​por mutações aleatórias no DNA”, diz ela. Embora haja uma mutação genética super-rara associada à doença, Dr. Sarpel diz que não vale a pena fazer o teste, a menos que muitas pessoas em sua árvore genealógica tenham tido a doença. (Quer adquirir hábitos mais saudáveis ​​ou dicas alimentares que vão combinar com o seu estômago enjoado?)

Então, o que você deve procurar? Esses seis sintomas.

Sangue nas fezes ou vômito

sangue Jernej Turinek / EyeEm / Getty Images

Embora longe de ser um sinal claro de câncer de estômago, colite e doença de Crohn pode causar sangue nas fezes, mas também pode ser um sinal de câncer. Sangue em seu cocô ou vômito exige uma visita a um médico GI, diz o Dr. Sarpel. Se o sangramento estiver relacionado ao câncer, é provável que o sangue nas fezes tenha uma aparência marrom ou preta como alcatrão. ('Parece que sim porque foi afetado por suas enzimas digestivas', ela explica.) Se o sangue estiver em seu vômito, é mais provável que pareça vermelho brilhante e pode ter uma textura áspera de 'pó de café' porque foi parcialmente digerido, diz ela. (Aqui estão 7 coisas que seu cocô pode dizer sobre sua saúde .)

Também está preocupado com a sua tireóide? Confira o vídeo abaixo.

Seu apetite seca rapidamente

apetite Amy Frazier, Shooting the Kids Photography / Getty Images

Você estava com fome quando se sentou para comer. Mas depois de algumas mordidas, seu apetite desaparece e a comida não é atraente. Dr. Sarpel chama isso de 'saciedade precoce' e diz que é outro sintoma que poderia - ênfase em poderia —Indicar câncer de estômago. 'Especialmente se sentir-se cheio muito rapidamente é diferente do que você está acostumado, isso é algo que você não deve ignorar', diz ela. (Se você é mulher, aqui estão os 5 tipos de câncer mais comuns que você deve procurar .)

Suas entranhas doem

estômago Tom Merton / Getty Images

Sim, em alguns casos, a dor de estômago é um sinal de câncer de estômago. Mas, na maioria dos casos, sua dor será o resultado de alguma outra doença intestinal ou abdominal, não de câncer, diz o Dr. Sarpel. A marca registrada da dor relacionada ao câncer de estômago é que ela é persistente e 'corrosiva', diz ela. 'Não é algo que você sente por um dia, depois passa por duas semanas e volta novamente.' Além disso, a dor 'clássica' do câncer de estômago é uma dor incômoda no meio do estômago, diz ela.

Perda de peso inexplicável

perda de peso DNY59 / Getty Images

Muitas condições de saúde - incluindo diabetes tipo 1, doença de Addison e doença de Crohn - pode levar à perda de peso inexplicável. Adicione o câncer de estômago a essa lista, diz o Dr. Sarpel. “Se você está perdendo peso e não está fazendo dieta, isso é algo para se prestar atenção”, explica ela. Esteja ciente de que a perda de peso pode ser gradual. Embora você possa não notar uma queda repentina, você pode subir em uma balança e descobrir que perdeu 5 kg nos últimos 6 meses. Não surte por causa de alguns quilos perdidos, mas se a perda de peso for perceptível e você não tiver feito nada que justifique isso, converse com seu médico.

Azia que não para

azia ckellyphoto / Getty Images

Azia , indigestão e outros sintomas comuns de um intestino infeliz também podem ser sinais de alerta precoces, de acordo com os recursos do MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas. Novamente, o Dr. Sarpel diz que esses tipos de sintomas são muito mais prováveis ​​de ser algo de outros do que o câncer. Mas ainda é uma boa ideia deixar seu médico saber o que está acontecendo.

Inchaço, diarreia e prisão de ventre

inchaço Casdvm / Getty Images

Faz sentido que um câncer crescendo em seu estômago possa fazer você se sentir inchado , ou bagunce com seus movimentos intestinais. Embora cada um desses sintomas nunca vá gritar 'câncer de estômago!' a um médico, enfrentá-los com alguns dos outros problemas nesta lista pode levar a testes de acompanhamento relacionados ao câncer se o seu médico não conseguir identificar outra explicação.