6 vezes é totalmente normal estar sem fôlego - e 3 vezes não é

Quando Julia Wheeler e Veronika Laws / Getty Images

Por 2 anos, tenho subido e descido as escadas do meu apartamento no terceiro andar em Nova York. Mesmo quando não estou carregando sacolas cheias de mantimentos, estou bufando e bufando quando chego ao capacho. É confuso; como praticante bastante regular, sei que essa prática repetitiva - podemos chamá-la de treinamento?! - normalmente resulta em progresso. É basicamente como os corredores trabalham para uma maratona ou como os levantadores de peso empilham mais pratos.

Então, por que ainda estou sem fôlego nessas escadas? E devo ficar preocupado?



No nível mais básico, respirar pesadamente é um sinal de que seu corpo precisa de mais oxigênio, seja porque você está pedindo aos seus músculos para lhe dar força para subir as escadas ou por causa de algo mais preocupante do ponto de vista médico, como bloqueios de artérias para o coração ou pulmões, diz Holly S. Andersen, MD, cardiologista do Hospital Presbiteriano de Nova York e consultora médica do Women's Heart Alliance . (Queime calorias e ganhe músculos - tudo isso enquanto melhora seu humor - com nosso Desafio de caminhada de 21 dias, perca muito !)

Como você pode dizer a diferença? Aqui estão alguns momentos em que a falta de ar é totalmente normal - e quando você pode querer falar com alguém sobre isso.

Normal: subindo escadas



Subindo escadas Danyl / Shutterstock

A primeira coisa que perguntei a Heather Ruff, diretora assistente de personal training da Charter Fitness, foi se todo o meu tempo na academia foi em vão. 'Subir escadas é duro ', diz Ruff, que também é cofundador da SPENGA de exercícios de spin, força e ioga. 'Pense no movimento real: é como estocadas verticais cada vez que você dá um passo.' (O que os torna perfeitos para exercícios.)

Como o movimento exige muitos músculos diferentes, qualquer pessoa vai sentir falta de ar ao subir escadas, ela me garante, mesmo que você esteja em ótima forma.

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As escadas também podem ser um choque para o sistema. “Você normalmente não está aquecido”, diz Andersen. Talvez você esteja gostando de um bom livro na sala de estar na hora de subir para dormir. De repente, você está se esforçando nessas investidas verticais com pouco aviso. E embora você possa subir essas escadas todos os dias, não é exatamente o que Ruff chamaria de treinamento. - É apenas, o quê, um minuto? (Sim, mas um minuto difícil!)



Normal: quando você estiver pronto para arrancar seu cabelo
O estresse e a ansiedade podem acelerar e fazer seu corpo pensar que também precisa de mais oxigênio. Nossa resposta ao estresse do século 21 é notavelmente semelhante à resposta pré-histórica que nossos primeiros ancestrais tiveram, digamos, enquanto eram perseguidos por um urso. Nossos corpos literalmente nos preparam para lutar ou fugir, o que significa que mais sangue rico em oxigênio é enviado aos músculos que usaríamos para atacar ou destruir. Se você está sentado em sua mesa prestes a explodir, o alvo de sua resposta ao estresse provavelmente não é um urso, mas tudo parece igual para seu cérebro de mulher das cavernas. Se você está bufando enquanto anda pelo escritório, mas pode ir à academia e se sentir bem, você é como o resto de nós, pessoas das cavernas, diz Andersen. (Concentre-se em sua respiração para sentir menos dificuldade.)

Normal: durante um treino, mesmo um fácil

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Durante um treino Dave e Les Jacobs / Getty Images

Quando fazemos exercícios, nossos corpos ficam novamente sob uma espécie de estresse e nossos músculos imploram por mais oxigênio para terminar a última série de agachamentos ou aumentar o ritmo da caminhada. “Quanto mais pedimos aos nossos músculos, quanto mais oxigênio eles pedem, mais os pulmões e o coração têm de trabalhar durante esse ciclo”, diz Ruff. O resultado? Uma frequência cardíaca mais rápida e uma respiração mais rápida.

Quanto mais você se exercita, mais seu corpo se acostuma com as demandas que você está colocando nele, explica ela. “Seu corpo aprende a fornecer oxigênio com eficiência, a respirar com eficiência”, diz ela. É por isso que correr pode ser uma merda quando você está apenas começando, mas eventualmente você se pega viajando por quilômetros, imperturbável. O que significa que se você não está sem fôlego quando está se exercitando, provavelmente não está se desafiando o suficiente. 'Você tem que chegar a um nível desconfortável para fazer o corpo responder.'

Claro, todos nós temos dias de folga, quando até o treino mais fácil parece totalmente brutal. Mas Ruff diz que há dois cenários com os quais se deve ter cuidado. Um, você pode estar treinando demais. Se você não está se dando tempo de descanso suficiente para se recuperar, sua respiração e frequência cardíaca podem saltar direto para o modo de animal no início mesmo de um treino fácil. Dois, você pode ter asma induzida por exercícios. Normalmente causada por exercícios em climas mais frios e secos, vale a pena falar sobre esse tipo de falta de ar com seu médico.

Normal: se você viajou para Denver

Viagem para Denver Chrupka / Shutterstock

Ou outro local de grande altitude ao qual você não está acostumado. Simplesmente não há tanto oxigênio no ar quanto mais alto você sobe, 'então você vai ficar sem fôlego muito mais rápido', diz Andersen. É por isso que atletas radicais vão treinar nas montanhas. Eles lenta mas seguramente se tornam mais eficientes com a menor quantidade de oxigênio que recebem, tornando seus corações e pulmões mais fortes e aumentando o número de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio, explica ela. (É como o doping sanguíneo legal!) Então, quando eles retornam à altitude normal, esses benefícios perduram e eles incendiam sua competição.

Normal: Se você está grávida
Durante a gravidez, você acumula uma boa parte do peso da água. Esse líquido adicionado aumenta o volume total de sangue, mas o número de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio permanece o mesmo, explica Andersen, o que pode significar que você pode precisar respirar mais pesado para ter mais oxigênio circulando.

Anormal: se for repentino e grave
Se você não conseguir recuperar o fôlego do nada, especialmente se estiver apenas sentado ali, cuidando da própria vida, ou se isso te acordar durante a noite, consulte um médico. Este é um grande sinal de alerta, possivelmente de problemas cardíacos. Se estiver relacionado a simplesmente deitar à noite e se sentir melhor quando você se levanta, pode ser um sinal de insuficiência cardíaca ou doença pulmonar, especialmente se vier com um pequeno inchaço nas pernas ou tornozelos, diz Andersen.

Anormal: se vier com outros sintomas
Quando a falta de ar realmente se torna séria, é quando é acompanhada por outros sintomas reveladores de, você adivinhou, um ataque cardíaco. Isso pode incluir respiração ofegante, aperto na garganta, dor ou pressão no peito, dor no braço ou na mandíbula, fadiga, viscosidade ou até mesmo. Não banque o herói: vá para a sala de emergência.

Anormal: Quando você está fazendo algo que geralmente não tira o fôlego
'A qualquer momento, podemos ficar mais sem fôlego', diz Andersen, e se isso passar e não voltar a ocorrer, isso não é um problema. Mas a nova falta de ar nas atividades que você está acostumado a fazer é algo que você deve observar. Esse tipo de mudança pode ser um sinal de algo mais sério, como doenças cardíacas, diz ela.