6 coisas que os ômega-3 podem fazer pela sua saúde - e 3 coisas que eles não podem

suplementos de óleo de peixe ômega-3 Peter Dazeley / Getty Images

Qualquer pessoa que já arrotou um frasco de suplementos de óleo de peixe provavelmente se perguntou: 'Isso realmente vale a pena ?!'

Embora o gosto residual possa certamente ser desagradável, acredita-se que esses óleos (tecnicamente, ácidos graxos ômega-3 - ácido docosahexaenóico [DHA] e ácido eicosapentaenóico [EPA], para ser específico) tenham benefícios no combate à inflamação e na proteção do coração. Portanto, à primeira vista, é provável que você responda à sua própria pergunta com uma calorosa sim .

Mas a pesquisa de óleo de peixe tem sido consistentemente ... inconsistente. Na verdade, existem pontos de vista conflitantes para quase todos os boatos de benefício desses ômega-3. Para começar, parece que obter ácidos graxos ômega-3 por meio de nossas dietas é uma besta totalmente diferente do que tomar ácidos graxos ômega-3 na forma de suplemento. 'Em geral, consumir ômega-3 de peixes parece ter uma série de benefícios à saúde, mas tomar suplementos de ômega-3 pode não ter os mesmos efeitos', diz Paul M. Coates, PhD , diretor do Office of Dietary Supplements (ODS) no National Institutes of Health. Os pesquisadores não entendem inteiramente por que esse é o caso, diz ele. Para tentar capitalizar os benefícios dos peixes, porém, os tipos específicos de ômega-3 nos frutos do mar, DHA e EPA, foram incluídos em seus suplementos. Acredita-se que eles tenham uma conexão mais forte com a boa saúde do que as variedades encontradas em alimentos vegetais, como óleo de soja e semente de linhaça.

Ainda há um monte de perguntas a serem respondidas por pesquisas em andamento sobre o ômega-3. Enquanto isso, aqui está o que a ciência mais recente diz que os ômega-3 podem - e não podem - fazer pela sua saúde. (Quer adquirir hábitos mais saudáveis? Inscreva-se para receber dicas diárias para uma vida saudável e muito mais entregue diretamente na sua caixa de entrada!)

Os ácidos graxos ômega-3 provavelmente não podem salvar sua memória.
Suplementos, pelo menos, não parecem funcionar. Um dos maiores e mais longos estudos de pílulas ômega-3 não encontraram benefícios para o cérebro entre 4.000 pacientes, com idade média de 72 anos, que fizeram suplementação por 5 anos.

ômega-3 e memória Katie Black Photography / Getty Images

Algumas pesquisas sugeriram benefícios para o cérebro em animais, diz o autor do estudo Emily Chew, MD , vice-diretor clínico do National Eye Institute do NIH. Mas “poucos estudos demonstraram um efeito positivo ou protetor dos ácidos graxos ômega-3 para melhorar a cognição” em humanos, diz ela. Em seu estudo, uma dose diária de 1.000 mg durante 5 anos não fez nenhum favor a ninguém para a memória (também não provou ser prejudicial). É possível, diz ela, que uma dose mais alta ainda possa ser útil ou que obter ômega-3 de nossas dietas faça mais diferença para nossos cérebros. “Talvez haja outros ingredientes mais importantes para proteger nosso cérebro do que os ômega-3, ou pode ser uma combinação de ingredientes em peixes que são importantes”, diz ela.

Eles provavelmente podem lutar contra alguma inflamação.
Recapitulação rápida: existem dois tipos de inflamação . Um é agudo e surge quando seu corpo está lutando contra uma doença, curando uma torção de tornozelo ou tossindo devido a um ataque de asma. O outro é o tipo crônico de baixo grau que você pode nem notar, mas que discretamente aumenta o risco de problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, diabetes e artrite. Os ômega-3, na dieta e nos suplementos, parecem ter impacto nos dois tipos de inflamação, diz Philip Calder, PhD , professor de imunologia nutricional da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

A teoria mais bem compreendida de como o ômega-3 amortece a inflamação tem a ver com o que você está não obtendo se você está recebendo mais ômega-3. Os ácidos graxos ômega-6, muito mais abundantes na dieta americana típica com a ingestão de óleo vegetal, são convertidos no corpo em substâncias químicas causadoras de inflamação, diz Calder. Se comêssemos mais alimentos ricos em ômega-3 ou contássemos com uma dose grande o suficiente dos suplementos, simplesmente não haveria tantos ômega-6 disponíveis para produzir inflamação.

Os ômega-3 também podem produzir seus próprios produtos químicos que 'desligam' a inflamação, diz Calder, destruindo ou diminuindo a atividade de substâncias químicas e células inflamatórias.

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Eles também podem ajudar nas dores nas articulações.
Há evidências 'razoavelmente robustas' de que o ômega-3 pode fazer muito com a dor, diz Calder, embora exatamente quando, onde e como permaneçam um pouco misteriosos. Sabemos que os suplementos de ômega-3 parecem ajudar as pessoas com artrite reumatóide , uma doença auto-imune que danifica o revestimento das articulações. Com o óleo de peixe, os pacientes com AR podem tomar menos medicamentos antiinflamatórios, diz Coates, 'mas [os suplementos] não têm efeitos consistentes na quantidade de dor e sensibilidade nas próprias articulações'. Em outras palavras, os ômega-3 provavelmente não são um substituto para o tratamento tradicional, mas podem aplicar um efeito 1-2 junto com ele. E por alguma razão inexplicável, os ômega-3 não parecem ajudar muito no tratamento da dor da osteoartrose.

ômega-3 pode ajudar na dor nas articulações Cristina Pedrazzini / Getty Images

Os pesquisadores não estão desistindo das propriedades de combate à dor do óleo de peixe. Há um trabalho inicial sendo feito para examinar o impacto que o óleo de peixe pode ter na duração e severidade da dor de cabeça, diz Calder. O problema é que a maioria dos estudos ainda é feita em tubos de ensaio ou em ratos. É difícil, portanto, descobrir a dosagem e distribuição para humanos vivos, diz ele.

Eles provavelmente podem protegê-lo de doenças cardíacas, mas podem não salvar sua vida.
Toda a mania do ômega-3 pode ser rastreada até a saúde do coração, diz Calder. Pesquisadores dinamarqueses identificaram originalmente os ácidos graxos como um fator importante na dieta não muito saudável dos nativos da Groenlândia. Eles raramente comiam frutas e vegetais - você sabe, por causa de tudo isso gelo lá em cima - mas eles tinham taxas surpreendentemente baixas de doenças cardíacas. O que comiam em abundância era peixe, baleia e foca. Talvez, os pesquisadores hipotetizaram, fosse o ômega-3 em todos aqueles frutos do mar gordurosos salvando seus tickers. Avance um pouco, e agora sabemos que mesmo entre as populações ocidentais, as pessoas que comem peixe estão menor risco de doenças cardíacas do que pessoas que não o fazem, pura e simplesmente. Além do mais, quanto mais peixes comemos, mais estamos protegidos de fatores de risco de doenças cardíacas, como alta pressão sanguínea e alto colesterol , Diz Calder.

Até cerca de 2010, também parecia que as pessoas com alto risco de eventos cardiovasculares, como um ataque cardíaco ou um derrame, tinham maior probabilidade de sobreviver a eles se ingerissem suplementos de ômega-3. Mas pesquisas mais recentes tiveram dificuldade em replicar esses resultados, diz Calder. 'Isso obviamente balançou o barco.' Agora parece que tomar óleo de peixe não vai evitar derrames ou ataques cardíacos, embora comer mais peixe ainda pareça proteger as pessoas com risco médio de desenvolver problemas cardíacos. Os suplementos Faz níveis mais baixos de triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue, então, se os seus estão altos, ele recomenda discutir a suplementação com seu médico.

Eles provavelmente podem melhorar seu humor.
Não está totalmente claro como eles atuam em nossas emoções, diz Coates, mas como há grandes quantidades de ômega-3 e outros ácidos graxos nas membranas de nossas células cerebrais, obter o suficiente pode afetar o modo como essas células funcionam. Isso, por sua vez, 'poderia influenciar a manifestação da depressão', diz ele. Até agora, os resultados têm sido variados, tanto pelo tipo de problema de saúde mental - depressão leve vs. depressão maior vs. transtorno bipolar, por exemplo - quanto pelo tipo e quantidade de ômega-3. UMA revisão recente de 26 estudos encontraram um pequeno benefício de tomar ômega-3 em vez de um placebo na redução sintomas de depressão , e até mesmo alguma sugestão de que eles podem funcionar tão bem como antidepressivos, mas não termine com seu terapeuta ainda. 'No geral, a pesquisa sugere que o ômega-3 pode ser útil para reduzir os sintomas de depressão em algumas pessoas, mas eles não são um substituto e não devem ser tomados no lugar dos tratamentos convencionais para a depressão', disse Coates.

ômega-3 melhora seu humor Michael Blann / Getty Images

Eles não podem impedir você de ter câncer.
Não se deixe levar por estudos promissores em animais que o fariam acreditar que os ácidos graxos ômega-3 fazem milagres contra o câncer. “Acho que o ômega-3 impede que ratos e camundongos contraiam câncer colorretal em laboratórios, mas isso é diferente de pessoas com predisposição genética e exposição vitalícia a carcinógenos”, diz Calder. 'Não acho que a ciência seja forte o suficiente.'

Como a inflamação parece alimentar o crescimento das células cancerosas, é razoável imaginar que os ômega-3 que combatem a inflamação, por sua vez, combateriam a propagação do câncer, diz Coates. Os ácidos graxos foram associados a um risco reduzido de câncer de mama e colorretal em estudos com animais, mas os pesquisadores ainda não descobriram por quê. Além disso, estudos conflitantes sugeriram um aumento e uma diminuição no risco de câncer de próstata após a ingestão de suplementos de ômega-3. O Office of Dietary Supplements está co-patrocinando um próximo ensaio clínico com ômega-3 para o câncer, diz Coates, mas com tão poucas evidências e nenhum padrão consistente no momento, ele não pode atualmente recomendar tomá-los para a prevenção do câncer.

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Eles podem definitivamente ajudá-lo a ter um bebê saudável.
O papel maior e mais bem compreendido do óleo de peixe na saúde humana é, na verdade, no início do cérebro e no desenvolvimento visual, diz Calder. Por causa dessa ligação crucial, as mulheres são especialmente adequadas para converter as formas mais simples de ácidos graxos ômega-3, aqueles que vêm de fontes vegetais, em variedades que melhoram a saúde. “As mulheres são, na verdade, muito melhores do que os homens na síntese de seus próprios ômega-3”, diz Calder, porque as gorduras são muito importantes para o desenvolvimento fetal (direito de se gabar!). Temos até transportadores químicos especiais que conduzem os ômega-3 através da placenta até o lado fetal, diz ele.

ômega-3 para bebês saudáveis Jose Luis Pelaez Inc / Getty Images

Não sabemos realmente se eles podem ajudar na sua asma.
Os nativos da Groenlândia e outras pessoas que tradicionalmente comem uma dieta rica em peixes também têm baixas taxas de asma, então alguns pesquisadores se perguntam se os ácidos graxos ômega-3 podem estar novamente em jogo. Embora seus efeitos antiinflamatórios possam ajudar a acalmar a resposta imunológica cúmplice de um ataque de asma, alguns estudos encontraram um efeito, enquanto outros não encontraram nada. Próximas pesquisas O co-patrocínio do Office of Dietary Supplements deve nos ajudar a entender muito mais sobre asma, obesidade e ômega-3, diz Coates.

ômega-3 ajuda na asma Tom Merton / Getty Images

Eles podem ajudá-lo a perder peso.
Embora comer peixe possa ajudar as pessoas a manter um peso saudável, a ideia de que o ômega-3 pode realmente ajudá-lo a perder peso é nova. Recente pesquisar publicado no jornal Relatórios Científicos sugere que o óleo de peixe estimula as células adormecidas de gordura a se converterem em um estado mais ativo, no qual podem ser queimadas para obter energia. Para o estudo, pesquisadores japoneses alimentaram um grupo de ratos com uma dieta rica em óleos de peixe ômega-3; outro grupo comeu uma dieta rica em gordura semelhante - mas sem ômega-3. Após 16 semanas, os ratos que comeram óleo de peixe tinham 15-25% menos gordura em seus quadros, em comparação com o grupo sem óleo de peixe. Mais importante, certas células de gordura nos camundongos ômega-3 haviam sofrido uma mudança dramática: elas podiam se converter de glóbulos brancos inertes (o tipo de gordura que se acumula nas coxas, quadris e barriga) em gordura bege ativa, que queima calorias . Nascemos com muitas células marrons e bege, mas tendemos a perdê-las à medida que envelhecemos - é uma das razões pelas quais o metabolismo desacelera à medida que envelhecemos, dizem os pesquisadores. Os ômega-3 dos peixes parecem ajudar a substituir essas células de gordura metabolicamente ativas, dizem eles.

O que VOCÊ pode fazer é começar a comer mais peixes.
“Qualquer pessoa que esteja genuinamente interessada em sua saúde e bem-estar deve fazer isso”, diz Calder. Apenas certifique-se de que seja do tipo gorduroso, como salmão, atum, sardinha e arenque (mas evite alguns outros tipos de peixes ) Claro, há uma hora e um lugar para os suplementos - 'Os suprimentos são uma alternativa para pessoas que não podem ou não comem peixe', diz ele - mas certamente parece que não há nada como a coisa real. No mínimo, nenhum dos dois deve doer. 'Eu não acho que haveria qualquer ferir de comer mais peixe ou tomar suplementos de ômega-3 ', diz ele. 'Eu acho que há um bom potencial para benefícios dos ômega-3 e baixa probabilidade de risco.'

Se você não toma suplementos e não ingere peixes, provavelmente ainda está ingerindo cerca de 100 mg de ômega-3 por dia, já que há níveis baixos em alguns outros alimentos. Uma refeição de um peixe magro e branco como a tilápia fornece cerca de 300 mg, enquanto uma boa porção de peixes gordurosos como o salmão fornecem mais de 1.500 a 2.500. “Esse é um dos motivos pelos quais o peixe é tão importante para uma dieta saudável”, diz Calder, “mas é claro que as pessoas não comem esse tipo de peixe todos os dias”. Um suplemento de óleo de peixe normal embala cerca de 300 mg, enquanto uma versão concentrada pode ter cerca de 450 a 800, diz ele. “Em outras palavras, para corresponder ao que você obtém com uma boa refeição de salmão ou atum, você precisaria tomar três ou quatro cápsulas de um suplemento altamente concentrado”, diz ele.

Procure comer cerca de 250 a 350 gramas de frutos do mar por semana, diz Coates, com ênfase nas gorduras. Isso também fornecerá uma abundância de outras guloseimas, incluindo selênio, zinco, iodo e proteína. 'Comer peixe traz uma série de benefícios à saúde, além de fornecer ômega-3', diz ele, 'então certamente faz sentido que as pessoas incorporem frutos do mar em suas dietas.'