6 alimentos e bebidas surpreendentes que você nunca deve comer juntos

chá e leite Imagens de Tom e Steve / getty

Alguns alimentos funcionam muito bem juntos. Pegue estes 13 combinações de alimentos que promovem a saúde , por exemplo. Seus compostos químicos se fundem para criar uma simbiose nutricional turboalimentada. É uma coisa linda e gostosa. Outros alimentos, no entanto, não combinam tão bem juntos - estamos falando de combinações que o deixam inchado, aumentam os níveis de açúcar no sangue e diminuem a absorção de nutrientes importantes. Aqui, seis pares a evitar se você quiser se sentir bem:

Chá + leite
'O chá preto é rico em antioxidantes que atuam na redução da inflamação associada a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes', disse Alissa Rumsey, RD, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. No entanto, salpicar até mesmo um pouco de leite (vaca ou soja) em sua xícara causa um curto-circuito nesses benefícios: “As proteínas do leite se ligam aos antioxidantes no chá e evitam que sejam absorvidos”, ela explica.

Além do mais, o leite nem mesmo oferece um aumento de cálcio nessa situação. 'A cafeína no chá pode diminuir a absorção de cálcio', diz Rachel Meltzer Warren, RDN, autora de O guia da garota inteligente para se tornar vegetariano . - Se você realmente quer adicionar algo bom ao seu chá, espreme um pouco de limão. Na verdade, vai aumentar a quantidade de antioxidantes que seu corpo pode absorver. '



Pão Branco + Geléia

baguete e geléia Imagens de Steve Lee / getty

“Os carboidratos simples aumentam o nível de açúcar no sangue”, diz Liz Weinandy, RD, MPH, nutricionista do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio. Junte dois ou mais - pense em pão branco e geleia ou soda e batatas fritas - e você tem uma receita para o desastre. “O açúcar no sangue aumenta rapidamente e o corpo tem que trabalhar muito para baixá-lo, liberando insulina do pâncreas”, explica Weinandy. Uma vez que a queda inevitável aconteça, sua energia e seu humor podem chegar ao fundo do poço, deixando você cansado e irritado.

“A longo prazo, esse processo pode eventualmente desgastar o pâncreas e criar resistência à insulina e diabetes”, acrescenta Weinandy. Uma ideia mais inteligente: troque esses carboidratos refinados por inteiros ricos em fibras grãos , que ajudam a desacelerar a digestão e mantê-lo fora da montanha-russa de açúcar no sangue.

Salada + molho sem gordura
“Quando você evita gordura na salada, você bloqueia a absorção de nutrientes”, diz Meltzer Warren. Na verdade, um estudo no American Journal of Clinical Nutrition descobriram que os carotenóides - pigmentos vegetais ligados a um risco reduzido de câncer, doenças cardiovasculares e degeneração macular - são mais facilmente absorvidos quando combinados com curativos gordurosos em oposição a variedades com baixo teor de gordura ou sem gordura. Mas você não precisa de uma dose forte de rancho para colher os benefícios - salpique verduras com azeite e vinagre e você está pronto para ir.

Álcool + cafeína

café e álcool Kanawa_Studio / Getty Images

Você conhece o procedimento: você está bebendo vinho no jantar, começa a bocejar depois de alguns copos e se anima com um cappuccino após a refeição. Péssima ideia. Porque? O aumento de energia que você obtém com a cafeína pode máscara de intoxicação , então você subestima o quão bêbado está. O mesmo se aplica à mistura direta de cafeína + bebida (pense em vodka e Red Bull ou café e Kahlua). Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest descobriu que as pessoas que combinam cafeína e o álcool correm um risco maior de estar em um acidente do que aqueles que evitam o combo.

Lentilhas + vinho tinto
Os vinhos tintos contêm compostos chamados taninos. Quando os taninos se misturam com as fontes vegetais de ferro, como os encontrados nas lentilhas e na soja, isso prejudica seriamente a capacidade do corpo de absorver o mineral. Este problema é particularmente relevante para veganos e vegetarianos , observa Rumsey: 'O ferro de origem vegetal já é mais difícil de absorver do que o ferro de carne', diz ela. 'Adicione taninos à mistura e é muito mais difícil conseguir o ferro de que você precisa.'

Hambúrgueres + cerveja

hambúrguer e cerveja Getty Images

“Ambos são processados ​​pelo fígado, e seu corpo naturalmente prioriza a degradação do álcool primeiro, pois reconhece o álcool como uma toxina”, diz Rumsey. Isso deixa a gordura flutuando em sua corrente sanguínea, onde pode ser armazenada no tecido adiposo. Além disso, você se sentirá especialmente nojento depois. “A gordura faz com que os alimentos sejam digeridos mais lentamente, e é por isso que uma refeição rica em gordura pode fazer com que você se sinta entupido e inchado muito tempo depois de comê-la”, diz Rumsey.