6 segredos de pessoas que fazem cocô perfeitamente

Papel higiênico Angkrit Chamchuen / Shutterstock

Você costuma se sentir mais conectado do que o I-95 na hora do rush? Você está em boa companhia: até 20% das mulheres relato de constipação crônica. Se você faz parte desse grupo infeliz, deve estar se perguntando se aqueles que não têm esse problema estão fazendo algo que você não está. Embora a genética possa ser um fator, eliminar sem esforço é como deixar o cabelo perfeitamente esticado: a maioria das pessoas pode fazer isso, desde que tenham as ferramentas e as informações corretas. Para reduzir a defecação sem dor e sem esforço, recorremos a especialistas, incluindo médicos e várias mulheres que conseguem evitar problemas digestivos. (Descubra como curar mais de 95 problemas de saúde naturalmente com Coma para uma saúde e cura extraordinárias .)

Aqui estão as principais dicas.

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Sempre que Tracy * entra em um avião, ela se certifica de que está armada com seu estoque de melatonina e algumas das maiores garrafas de água que pode comprar no aeroporto. “Trazendo minha própria água - e certificando-me de que vou engoli-la durante todo o vôo - evito a desidratação, que me enrijece”, diz ela. Seu raciocínio faz todo o sentido para os especialistas. “Quando você viaja através de fusos horários, isso afeta seus ritmos circadianos, o que por sua vez tira seu intestino da pista e pode causar constipação”, explica Anish Sheth, MD, chefe de gastroenterologia do University Medical Center of Princeton, em Nova Jersey. Beber muita água ajuda a manter as coisas em movimento, e mostra de pesquisa que um suplemento de melatonina (cerca de 3 mg na hora de dormir) pode regular o relógio biológico e diminuir os sintomas do intestino irritável (SII).

* Os nomes foram alterados.

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Evite bebidas açucaradas. Bebida açucarada Marcos Mesa Sam Wordley / Shutterstock

A coisa mais forte que Tracy bebe é água com limão. “Se eu beber mais alguma coisa, fico inchada”, diz ela. Acontece que ela está certa. Qualquer coisa com açúcar - refrigerantes, suco e até Gatorade - pode significar um desastre para o seu trato gastrointestinal. “As bactérias nocivas em seu intestino adoram se alimentar de açúcar, o que por sua vez diminui seu ritmo”, diz Gina Sam, médica, gastroenterologista da Escola de Medicina Mount Sinai. Como resultado, você vai acabar inchado e constipado. Sua melhor aposta é manter a água; estudos sugerem pelo menos 2 litros ou 8 xícaras por dia. Odeio o gosto? Adoçar o H2O puro adicionando algumas frutas silvestres, que também fornecem fibras que fazem bem ao intestino (ou experimente estas 25 deliciosas receitas de água para emagrecer).

Estabeleça uma rotina regular. Mesma hora todos os dias Dmitry Lityagin / Shutterstock

Estudos mostre que a maioria das pessoas com cocô perfeito atende ao chamado da natureza quase no mesmo horário todos os dias. Normalmente, isso ocorre nas primeiras 2 horas após acordar e após o café da manhã, diz Sheth. Claro, às vezes pode ser inconveniente atender ao chamado da natureza, mas não ouvir seu intestino pode causar prisão de ventre crônica: quando as fezes permanecem por muito tempo no cólon, ficam mais secas, mais difíceis e mais difíceis de expulsar.

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Exercite-se - mas não muito. Bicicleta de exercício Jacob Lund / Shutterstock

o pesquisar é claro: suar por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana ajudará a manter seu intestino funcionando regularmente. Só não exagere. Cerca de metade de todos os atletas competitivos são atormentados por sintomas gastrointestinais, como diarreia, um problema que também pode afetar atletas amadores. Quando você se exercita muito, seu corpo leva o sangue do intestino para os músculos, o que pode causar corridas, explica Sam. Se você vai se exercitar por mais de uma hora, prepare seus intestinos evitando cafeína, alimentos ricos em gordura e qualquer coisa rica em fibras por 4 a 6 horas antes do treino.

Pratique a arte do Zen. Meditação de ioga LuckyImages / Shutterstock

Sempre que Liza, 35, se sente presa, ela assume sua pose favorita de cachorro descendente por alguns minutos e / ou leva-a para uma aula de ioga. “Isso faz com que as coisas andem, às vezes em minutos”, diz ela. A pesquisa apóia sua teoria, com alguns estudos sugerindo que a ioga pode ajudar a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável (diarréia e constipação). Os especialistas dizem que há duas explicações principais: a atividade física faz com que você - e seus intestinos - se movam, além de que a ioga reduz o estresse. “A maioria das pessoas associa o estresse e a ansiedade à diarreia, mas também pode ter o efeito oposto exato, desacelerando as contrações musculares do intestino e causando prisão de ventre”, diz Sheth. Se alongar-se e cantar não é sua praia, você deve saber que qualquer atividade que o relaxe - correr, mergulhar em um banho de espuma quente, observar Guerra dos Tronos - também deve ajudar.

Não abuse dos laxantes. Laxante miralax DigitalReflections / Shutterstock

Não há problema em tomar um medicamento sem prescrição médica se você ocasionalmente estiver com problemas, mas usar laxitivos regularmente - particularmente estimulantes, como Dulcolax - pode fazer com que seu corpo se torne 'viciado' neles, então depois de um tempo você não consegue cocô sozinho, diz Sam. Se você está realmente desconfortável e as medidas de estilo de vida, como beber toneladas de água e comer alimentos ricos em fibras, não estão ajudando, tente Leite de magnésia ou Miralax em vez de. Eles não são estimulantes, mas sim laxantes osmóticos, o que significa que eles puxam água para o cólon do tecido corporal circundante para que seu cocô possa deslizar mais facilmente. Tomar regularmente um probiótico como Cultural também pode ajudar a mantê-lo regular, acrescenta Sheth, uma vez que fortalece as bactérias benéficas em seu intestino que ajudam a manter seu trato gastrointestinal funcionando sem problemas.