6 causas de dor no joelho que (quase) não têm nada a ver com o envelhecimento

Dor no joelho no corredor Getty Images

Os joelhos são as maiores articulações do corpo por uma razão - você precisa deles para praticamente tudo que faz. E, como resultado, eles sofrem muitos abusos. Dor no joelho é comum entre pessoas de todas as idades, com cerca de 18 milhões de pessoas ver um médico todos os anos.

Dor no joelho pode vir com estalos, estalos, inchaço ou instabilidade (ou, se você tiver mais azar, uma combinação dos dois). Independentemente dos sintomas de dor no joelho, você deve ligar para o seu médico se não conseguir suportar o peso da perna afetada ou tiver uma deformidade visível, já que pode ter uma lesão grave. Você também deve procurar ajuda se tiver vermelhidão e inchaço acompanhados de febre, pois isso é um sinal de que você está lutando contra uma infecção.

O maior fator de risco para dor no joelho é a falta de força e flexibilidade nos músculos ao redor da articulação, o que aumenta o estresse nos joelhos, diz Robert Kaufman PT, DPT, um especialista clínico da Reabilitação Rusk da NYU Langone. Quando as pessoas estão com dor, muito comumente o que acontece é que a carga em seu corpo está excedendo a capacidade do corpo de se adaptar a essa carga, explica Kaufman. Essa carga pode vir de várias formas - aqueles 15 quilos extras que você está carregando, sua nova rotina de corrida - e em todas elas, seus músculos não podem dar aos joelhos o apoio de que precisam para lidar com o estresse extra.

Seguir uma rotina de força pode ajudar a proteger seus joelhos, mas você não quer se concentrar apenas em seus quadríceps e isquiotibiais, diz Miho Tanaka, MD, diretora do programa de medicina esportiva feminina e professora assistente do Departamento de Cirurgia Ortopédica do The Johns Hospital Hopkins em Baltimore. Trabalhar os quadris e os músculos centrais também ajudará a prevenir qualquer instabilidade na parte superior do corpo, para que seus joelhos não tenham que trabalhar tanto para estabilizar seu corpo.

Muitas coisas podem fazer seus joelhos doerem e, muitas vezes, dependem da sua idade e da quantidade de exercícios que você faz. Leia os culpados mais comuns.

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Sensação: Dor abaixo do joelho ou na frente da rótula

Pode ser: tendinite

É triste, mas é verdade: às vezes, um estilo de vida ativo pode sair pela culatra se você deixar de proteger os joelhos. Ciclistas, corredores e pessoas que praticam esportes de salto (tênis, basquete) são propensos a tendinite patelar, que geralmente causa dor na região frontal ou logo abaixo da rótula. Essa lesão por uso excessivo causa inflamação no tendão patelar, que conecta o músculo quadríceps à tíbia. Se o corpo não for treinado adequadamente, a carga que você está colocando sobre ele será muito em breve e você terá essas lesões por uso excessivo, diz Kaufman.

🚴 & zwj; ♀️ Gosta de girar ou andar de bicicleta? Configure sua bicicleta corretamente: um selim muito alto pode causar dor na parte de trás do joelho, enquanto um selim muito baixo pode causar dor na frente.

Sensação: Seu joelho está sensível, inchado e quente ao toque

Pode ser: Bursite

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As bursas são pequenos sacos cheios de líquido que circundam a articulação do joelho. Eles fornecem suporte duplo, amortecendo os pontos de pressão entre os ossos nos joelhos e lubrificando a articulação, o que reduz o atrito quando você se move. Quando as bursas ficam inflamadas, elas incham, aumentando a fricção entre os tecidos próximos e causando dor, diz Zachary Rethorn, fisioterapeuta ortopédico certificado e membro do corpo docente clínico da Universidade do Tennessee em Chattanooga. Algumas das principais causas de bursite no joelho incluem trauma causado por uma queda ou impacto na área; pressão prolongada na área, como ficar de joelhos por horas; uso excessivo ou esforço repetitivo e infecção, diz ele.

Sentir-se melhor após a bursite aguda é um processo gradual e é mais eficaz com a ajuda de um fisioterapeuta que pode adaptar um programa de exercícios às suas necessidades específicas. No entanto, quando ele surge pela primeira vez, a melhor coisa a fazer é descansar (não totalmente, apenas um pouco mais), limitar as atividades que envolvem o uso pesado dos joelhos e fazer uma massagem com gelo no joelho por 10 a 15 minutos a cada poucas horas , Rethorn diz.

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Sensação de: Dor no joelho ao dobrar, acompanhada de estalos, inchaço, rigidez e dor

Pode ser: menisco rasgado

Uma das lesões mais comuns no joelho, um menisco rompido envolve uma (ou ambas) as almofadas cartilaginosas em forma de C que estão em cada lado do joelho. Em jovens, é mais frequentemente causado por algum tipo de trauma ou rotação excessivamente agressiva do joelho, como em atletas que jogam basquete ou tênis.

À medida que envelhecemos, as causas de um menisco rompido tendem a fazer a transição para uma degeneração de desgaste normal. Muitas pessoas com mais de 30 anos apresentam algum desgaste ou desgaste do menisco, diz Tanaka.

Embora a cirurgia seja mais comum após uma ruptura traumática, as pessoas que sentem os joelhos travando ou travando também podem optar pela cirurgia, diz Tanaka.

🔪 Pense duas vezes antes de entrar na faca: pesquisas recentes mostram a maioria dos reparos do menisco eram desnecessários , e os pacientes teriam resultados semelhantes apenas com fisioterapia.

Sensação: Um estalo repentino no joelho, seguido de dor, inchaço e incapacidade de suportar o peso

Pode ser: ruptura ACL

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Se você já ouviu um atleta dizer que rompeu o LCA (ligamento cruzado anterior), é porque os atletas são as pessoas mais propensas a lesionar essa parte do joelho. O ACL é um dos principais ligamentos estabilizadores do joelho, diz Rethorn. Ele evita que o joelho gire muito e dobre para a frente. As rupturas do ACL geralmente envolvem mais do que apenas o ACL. Mais de 50% das rupturas do LCA também estão associadas a rupturas meniscais.

Qualquer atleta que pratica um esporte de contato, ou que envolve girar, pular ou plantar o pé para desacelerar rapidamente, pode correr o risco de lesionar o LCA. Mas as mulheres correm mais risco de lesões do que os homens, diz Tanaka. Lesões ACL normalmente variam de uma entorse (onde o ligamento não está rompido) a uma ruptura total, diz Rethorn. E embora a fisioterapia possa ajudar a remediar parte da dor, a cirurgia costuma ser a melhor solução.

É possível caminhar e correr sem uma ACL, portanto, alguns podem optar por não ter sua ACL corrigida. Mas, muitas vezes, o joelho não é rotacionalmente estável sem um LCA e, portanto, aqueles que desejam retornar aos esportes de corte e pivô serão submetidos a uma cirurgia para consertar isso, diz ela.

Sensação: joelhos rígidos e sensíveis que estalam e incham

Pode ser: artrite

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A osteoartrite é o tipo de artrite desgastante e geralmente atinge os joelhos. A forma mais comum de artrite, geralmente começa por volta dos 30 anos e é causada pela deterioração do tecido almofadado do joelho. Assim como você fica com o cabelo grisalho com a idade, começa a desgastar a cartilagem, o menisco e os joelhos, diz Tanaka. Os sintomas da artrite incluem rigidez, inchaço, amplitude de movimento deficiente e travamento ou ranger da articulação.

Outros tipos de artrite também podem afetar os joelhos, incluindo artrite reumatóide e gota .

Sensação: Dor na parte externa do joelho que se estende até o quadril

Pode ser: síndrome da banda IT

Seu nome pode parecer assustador, mas a síndrome da banda de TI é supertratável. A banda iliotibial é uma longa banda de tecido que desce pela lateral do quadril e se fixa na lateral do joelho. Corredores, ciclistas e qualquer outra pessoa que dobre e endireite repetidamente o joelho provavelmente usará em excesso os músculos ligados à faixa IT. O aperto pode causar fricção da faixa na lateral do joelho, causando inflamação e dor, diz Tanaka.

Mas, como a banda de TI está “firme e uniformemente ancorada no fêmur (osso do quadril) como uma craca em um navio, diz Rethorn, pode ser muito difícil, senão impossível, esticá-la. No entanto, o descanso relativo, como tirar um dia extra de trabalho e usar um rolo de espuma do lado de fora da perna e do joelho pode ajudar.