6 maneiras saudáveis ​​de fazer uma massagem beneficia todo o seu corpo

benefícios da massagem poohGetty Images

Quando se trata de relaxamento, existem algumas coisas que todos nós associamos a ele: dias de spa, aconchegar-se perto do fogo, ficar na cama até as 14h00 e, claro, recebendo uma massagem. E embora a massagem seja ótima para ajudá-lo a relaxar, ela também tem mais benefícios terapêuticos.

O termo massagem em si engloba, na verdade, uma ampla gama de diferentes tipos de massagem, que vão desde a massagem sueca (o tipo mais comum), a massagens que têm uma finalidade mais direcionada e específica, como uma massagem esportiva, que visa ajudar os atletas na recuperação.

Não importa o tipo, os benefícios da massagem realmente se resumem a uma coisa: pressão. A pele é movida durante uma massagem de pressão moderada, o que resulta em um calmante e desaceleração do sistema nervoso, diz Tiffany Field, PhD, diretora do Touch Research Institute na University of Miami School of Medicine. E essa desaceleração do sistema nervoso também leva a outros efeitos fisiológicos, como diminuição da frequência cardíaca, redução da pressão arterial e mudanças nos padrões de EEG (atividade elétrica em seu cérebro), diz Field.

Além disso, para ver esses efeitos, leva menos tempo do que você imagina. Para pesquisas, podemos documentar os efeitos positivos de massagens que duram apenas 20 minutos, diz Mark Hyman Rapaport, MD , chefe dos serviços psiquiátricos da Emory Healthcare, que liderou vários estudos focados nos efeitos da massagem. Isso significa que quando você vai receber uma massagem (a maioria das quais geralmente é anunciada por ter cerca de 50 minutos de duração, diz o Dr. Rapaport), você está sob pressão por tempo mais do que suficiente para ver os benefícios ideais.

E se você não tiver dinheiro para ir ao spa na mesma rua? Você não precisa ir a um massagista o tempo todo, diz Field. Você pode fazer uma massagem em si mesmo. Como podemos alcançar a maioria das áreas de nosso corpo, você pode fazer uma automassagem de 20 minutos usando uma escova de massagem no chuveiro ou até mesmo esfregando uma bola de tênis contra seus membros, explica ela.

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Então, se você está pensando em reservar um horário ou investindo em um auto-massageador , aqui estão seis dos maiores benefícios da terapia para conhecer.

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Se você sofre de ansiedade, um estude sugere que uma massagem pode realmente ajudar a reduzir significativamente os sintomas. O que achamos que está acontecendo é que está diminuindo o tom simpático que vemos nas pessoas com transtorno de ansiedade e aumentando esse tipo de resposta parassimpática, diz o Dr. Rapaport, que liderou o estudo.

Na verdade, seu corpo tem dois sistemas nervosos diferentes: o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Seu simpático é lutar ou fugir, diz Rudy Gehrman, DC , um quiroprático de medicina esportiva e fundador da Physio Logic Em Nova Iórque. Se você está sendo perseguido por um leão, esse é o seu sistema nervoso simpático.

Durante uma massagem, no entanto, sua resposta parassimpática (ou calmante) aumenta, o que resulta em uma diminuição da ansiedade, diz o Dr. Rapaport.

E notícias igualmente boas? Esses efeitos da massagem na redução da ansiedade podem, na verdade, ser duradouros. Fizemos um acompanhamento informal e um número significativo dessas pessoas permaneceu sem ansiedade em qualquer lugar de seis meses a 18 meses depois, diz o Dr. Rapaport.

Dormir mais profundamente Menina dormindo MillannGetty Images

Tem dificuldade para dormir ou sofre de insônia? A massagem pode realmente ajudá-lo durma mais profundamente . O sono está totalmente relacionado com a quantidade de atividade existente no sistema nervoso, diz Field. E quando você recebe uma massagem, seu próprio sistema nervoso fica mais lento devido à pressão.

Além disso, quando você está ficando mais profundo e um sono mais restaurador, diz ela, isso reduz seus níveis de substância P (um neurotransmissor para a dor), o que reduz a dor geral. Portanto, se você tiver alguma dor, a massagem servirá em dobro.

Luta contra o cansaço Cuidadoso! vestir gradyreeseGetty Images

Todos nós já passamos por isso: você se revirou na cama a noite toda, o trabalho foi completamente desgastante e você sente que não tem nem cinco minutos para respirar fundo. Algumas pessoas conseguem cansado porque eles não estão dormindo o suficiente, diz o Dr. Rapaport. Outras pessoas estão ficando cansadas por causa de alguns fatores biológicos.

Mas não importa qual seja a causa do seu cansaço, uma solução fácil é (você adivinhou) uma massagem. Na verdade, um 2018 estude liderado pelo Dr. Rapaport descobriu que câncer de mama os sobreviventes que receberam massagens suecas semanais experimentaram uma redução em sua fadiga, um efeito particularmente debilitante da doença. Para obter os melhores efeitos, com base no estudo do Dr. Rapaport, tente receber uma massagem uma vez por semana.

Ajuda a certas condições de saúde Mulher idosa verificando o nível de açúcar no sangue LondresGetty Images

Seu corpo tem duas respostas imunológicas diferentes: Th1 e Th2, e elas precisam estar em equilíbrio para que seu sistema imunológico funcione de maneira ideal, diz Field. Se o Th2 ultrapassar o sistema Th1, você terá problemas auto-imunes, diz ela.

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Mas durante a massagem, você está reduzindo os hormônios do estresse para ajudar a manter esse equilíbrio, diz ela. Por sua vez, isso pode ajudar a desenvolver doenças auto-imunes como asma, diabetes tipo 1 ou dermatite , mais gerenciável por meio de coisas como diminuição da dor ou fadiga.

Aumentar o foco Ela Yuri_ArcursGetty Images

Tem dificuldade em permanecer presente em uma reunião por mais de 10 minutos ou ler um livro antes de dormir? Os efeitos de uma massagem vão realmente ajudar a melhorar sua atenção e capacidade de foco .

Isso porque, para que você preste melhor atenção, sua frequência cardíaca precisa ser reduzida. Se não estou prestando atenção, geralmente é porque minha frequência cardíaca está elevada, diz Field. E quando eu baixar minha frequência cardíaca, estarei mais atento.

Como a massagem desacelera o sistema nervoso, a frequência cardíaca também diminui de forma eficaz. Durante uma massagem, seus receptores de pressão estimulam a atividade vagal, que se origina de um nervo em seu cérebro que leva a vários ramos diferentes do corpo, incluindo o coração, diz Field. Portanto, quando você está sofrendo a pressão de uma massagem, isso pode diminuir sua frequência cardíaca também, o que, em última análise, melhorará seu foco.

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Curar ferimentos Fisioterapeuta fazendo massagem nas pernas de seu paciente WavebreakmediaGetty Images

Se você sofrer uma lesão ou dor nas articulações (especialmente se o problema for de longo prazo ou crônico), diz Gehrman, você também terá o que é chamado de restrições de tecidos moles, que causam nós ou pontos desencadeantes de dor. Os massoterapeutas estão se livrando das restrições dos tecidos moles e aumentando a circulação, diz ele.

Essas restrições podem, ao longo do tempo, levar a problemas como cárie articular ou outros problemas de ligamento, portanto, ao massagear ativamente essas restrições de tecidos moles, você não está apenas ajudando sua lesão atual, mas também ajudando a prevenir contra outros problemas no caminho. Mas o importante ao receber uma massagem para o seu ferimento é ir a um massagista experiente e licenciado, que tem vasta experiência com pacientes feridos.

Como qualquer tipo de tecido mole funciona, você está, em essência, causando danos científicos e, se trabalhar muito profundamente, essa pessoa não poderá se curar com esse tratamento, diz Gehrman. Um bom massagista licenciado será capaz de avaliar quais áreas ao redor da lesão precisam de massagem e quais áreas devem ser evitadas.

Existe algum risco de massagem?

Embora não haja riscos comprovados de massagem, se você tiver um histórico médico envolvendo coisas como doença cardiovascular , câncer, ou diabetes , essas são coisas das quais você deve informar seu massagista e ir a um terapeuta com experiência nesse problema específico.

Mulheres grávidas também devem procurar um terapeuta com experiência em gravidez - para mulheres grávidas, você deve ter muito, muito cuidado com o posicionamento, diz Gehrman.

Pessoas com osteoporose também devem procurar um terapeuta com experiência nisso. Você pode facilmente quebrar ossos ou costelas se uma pessoa for realmente osteoporótica, diz Gehrman.

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Como posso encontrar um massagista confiável?

A melhor (e mais fácil) maneira? Ligue para uma escola local de massoterapia ou para o American Massage Therapy Association , diz Field. Escolas de massoterapia, em particular, colocam seus massoterapeutas em treinamento intensivo, então você saberá que o terapeuta que você vai é confiável.

É um treinamento muito extenso, diz Gehrman. É muito completo em anatomia. Se o seu massagista primeiro tomar nota de sua idade, seu estado de saúde atual e qualquer histórico médico anterior, é assim que você saberá que está (literalmente) em boas mãos.