6 erros comuns que você está cometendo com sua dieta sem glúten, de acordo com nutricionistas

Pão acabado de cozer na mesa de madeira AnsonmiaoGetty Images

O número de americanos que seguem uma dieta sem glúten triplicou de 2009 a 2014, de acordo com um estude publicado em JAMA Internal Medicine . Embora muitas celebridades tenham elogiado os benefícios da perda de peso de se ficar sem glúten, eliminá-lo não fará muitos favores especiais para a sua cintura, especialmente se você estiver apenas substituindo alimentos processados ​​e embalados por suas versões sem glúten.

Dito isso, se você é um dos três milhões de americanos que sofrem de doença celíaca ou tem sensibilidade ao glúten, seguir uma dieta sem glúten é a melhor maneira de controlar sua condição e prevenir sintomas, como inchaço , gases, diarreia e dor abdominal . Mas manter uma dieta sem glúten significa mais do que apenas evitar a cesta de pão. Existem muitos alimentos com fontes ocultas de glúten, como molho de soja, frios, batatas fritas e molhos para salada.

Para ajudá-lo a seguir uma dieta balanceada, recomendamos trabalhar com um nutricionista registrado que possa criar um Sem glúten plano de refeições adequado ao seu estilo de vida e necessidades nutricionais. A seguir, os nutricionistas compartilham os erros mais comuns cometidos por pessoas que seguem uma dieta sem glúten - e como corrigi-los.

Natureza morta de alimentos integrais baleada em uma mesa de madeira rústica fcafotodigitalGetty Images

Se você não tem intolerância ao glúten ou doença celíaca, não precisa comer sem glúten. 'As pessoas tendem a perder peso e se sentir melhor com esta dieta, e é provável que eliminem alimentos processados ​​que contenham aditivos', diz Torey Armul , MS, RD, CSSD, LDN e um porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Mas, apesar desses benefícios potenciais, uma dieta sem glúten deve ser reservada apenas para quem tem intolerância, diz Armul. Isso porque a eliminação desnecessária de grãos inteiros pode fazer com que você perca vitaminas e minerais importantes. Em vez de ficar sem glúten, tente reduzir os alimentos processados. Limite-se a frutas, vegetais e grãos inteiros para garantir que sua dieta seja limpa e repleta de nutrientes, diz Armul.

2 Você está se empanturrando de alimentos sem glúten altamente processados. Padrão de biscoitos doces em fundo rosa filistimlyaninGetty Images

De biscoitos e bolos a pães, biscoitos e massas, há muitas opções de alimentos sem glúten na mercearia. Embora esses alimentos sejam convenientes, muitos deles não são exatamente saudáveis. Em muitos casos, o rótulo sem glúten é apenas um halo de saúde. “Nesses produtos, o glúten é frequentemente substituído por gordura extra ou açúcar para obter mais sabor”, diz Armul. Em vez disso, você deve se concentrar em comer alimentos inteiros que são naturalmente sem glúten , como frutas e vegetais, proteína magra, gorduras saudáveis, feijão, nozes e sementes e laticínios. Reserve alimentos embalados como um deleite ocasional.

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3 Você não lê os rótulos dos ingredientes dos alimentos com cuidado. Latas de alimentos. Fundo de mantimentos. Bet_NoireGetty Images

Para ter sucesso com uma dieta sem glúten, você precisará se tornar um super detetive da etiqueta. O glúten é uma proteína encontrada em muitos grãos inteiros diferentes, diz Angela Ginn-Meadow , RDN, LDN, CDE, um nutricionista registrado, um coordenador de diabetes certificado e membro do conselho consultivo da Grain Foods Foundation. Fique de olho no trigo, cevada, centeio, levedura de cerveja, espelta, farro, aveia, trigo, germe e farelo de trigo. A levedura de cerveja pode ser encontrada em ambos Cerveja e vinho, então certifique-se de ler os rótulos antes de beber. Muitas sopas enlatadas usam farinha de trigo como espessante, frios e substitutos da carne à base de soja podem ter trigo e as barras de granola - mesmo aquelas à base de nozes - podem ter vestígios de glúten. Veja isso lista de alimentos da Celiac Disease Foundation que pode ter fontes ocultas de glúten. Para evitar a contaminação cruzada, muitas empresas também listam se seus produtos foram feitos em uma instalação que também produz produtos contendo glúten. Se você não tiver certeza se um item contém glúten, verifique o site do fabricante.

4 Você está perdendo nutrientes essenciais. Seleção de alimentação saudável de alimentos saudáveis LisovskayaGetty Images

Em uma dieta sem glúten, você não precisa eliminar todos os grãos - quinua, painço, arroz, trigo sarraceno e alguns outros ainda são uma caça justa. Ainda assim, suas opções de grãos inteiros são limitadas, o que significa perder um fonte fácil de fibra e vitaminas A e E. Minerais e nutrientes residuais, como ferro , zinco, cobre e magnésio , também são encontrados nesses grãos, diz Ginn-Meadow. Para garantir que você está recebendo nutrientes essenciais o suficiente, preencha metade do seu prato com frutas e vegetais, recomenda Armul. Você também pode variar sua dieta incorporando diferentes vegetais e frutas, grãos integrais sem glúten, proteínas magras e gorduras saudáveis ​​em suas refeições.

5 Sua comida está contaminada com produtos que contêm glúten. Mesa com queijos e frutas espalhadas para festa Ian D. WarrenGetty Images

Antes de jantar em um restaurante, faça sua lição de casa e leia os menus com antecedência . 'Seja um cliente de restaurante mais vocal e seja específico com suas necessidades. A maioria dos restaurantes e garçons fica feliz em responder às suas perguntas - se você for educado e paciente ', diz Armul. Além de trabalhar com o garçom, fique atento aos seus aperitivos. Se estiver comendo um prato de carne e queijo, tome cuidado para que o pão não toque nos outros alimentos. Você também deve perguntar ao garçom como são preparados os molhos do seu prato, por exemplo, se eles usam farinha como agente espessante. Se estiver pedindo frituras sem glúten, certifique-se de que o prato não seja cozido na mesma fritadeira que os outros empanados.

6 Você está se esquecendo dos culpados do glúten não alimentar. Escova de dentes elétrica com pasta de dente contra um fundo branco, close-up Westend61Getty Images

Acredite ou não, seus produtos de higiene podem não ser totalmente isentos de glúten. Produtos como pasta de dente, enxaguatório bucal, batom, protetor labial e suplementos nutricionais e certos medicamentos podem conter glúten.

'Você ainda pode ter sintomas de produtos que não são isentos de glúten', diz Ginn-Meadow. Fique atento a esses produtos que você pode ingerir. De acordo com Celiac Disease Foundation , pessoas que desenvolvem dermatite herpetiforme - uma forma de doença celíaca - podem apresentar erupção na pele com bolhas e coceira nos antebraços, bem como nos joelhos e nádegas.

Embora possa parecer que essa reação é o resultado do uso de um produto tópico, ainda é um resultado direto da ingestão de glúten. Leia atentamente o rótulo dos ingredientes de seus produtos de autocuidado e verifique o status de livre de glúten no site do produto.