5 maneiras de ajudar um parceiro que está sofrendo de depressão leve

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A depressão é uma doença debilitante que vem em todas as formas e tamanhos - e até mesmo as formas leves doem. Se você é quem está sofrendo, pode ficar triste, sem esperança e sozinho. E se for alguém que você ama que de repente parece desanimado, você pode descobrir que se sente desamparado e sem saber como ajudar. Alguns dias, você pode até se perguntar se há realmente algo que você pode fazer.

Felizmente, existem muitas maneiras de você dar seu apoio. Aqui, os melhores profissionais de saúde mental revelam cinco coisas que você pode fazer para ajudar seu parceiro a aliviar a dor. (Quer se tornar mais saudável e feliz e ajudar as pessoas de quem você gosta a fazer o mesmo? Inscreva-se para receber dicas de vida saudável, receitas deliciosas e muito mais direto na sua caixa de entrada!)

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Se você acha que seu cônjuge está sofrendo de depressão, a melhor coisa que você pode fazer é falar sobre isso, diz Richard Schwartz, MD, consultor sênior do programa de residência em psiquiatria de adultos do McLean Hospital. Assim como você não iria ignorar uma torção no tornozelo, você não quer evitar um problema tão sério quanto a depressão - mesmo que suspeite que seja leve. Não sabe como iniciar a conversa? Tente isto: em vez de reagir negativamente a um pensamento ou sentimento sobre a depressão de seu parceiro (por exemplo, 'por que você nunca quer ir ao cinema? ' ou 'por que você está gritando comigo?') tente fazer uma pergunta que o faça sentir que seus sentimentos são válidos, sugere Lauren Osborne, MD, diretora assistente do Centro de Transtornos do Humor da Mulher na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins . Algo como: 'Percebi que você tem estado muito irritado e deprimido ultimamente, quer conversar?' irá abrir as portas para uma comunicação honesta e aberta, o que pode ajudá-lo a chegar à raiz do problema.



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A depressão costuma fazer as pessoas se sentirem impotentes, mas temos mais controle do que pensamos. “Certos aspectos da vida diária são muito poderosos na redução da depressão”, diz Schwartz. Dois deles: conexões sociais e contato com outras pessoas. Afinal, um dos sintomas característicos da depressão é o retraimento social - que muitas vezes faz com que as pessoas adquiram um humor ainda mais sombrio. É por isso que Schwartz sugere tentar reconquistar um parceiro deprimido com as pessoas que ele ama. Planeje um jantar em grupo com amigos ou sugira que ele converse com um amigo enquanto você estiver em sua aula de ioga no sábado. Embora essas coisas sejam muito simples, elas podem ser exatamente o que sua outra metade precisa para elevar seu humor.

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Planeje caminhadas matinais. caminhadas matinais Westend61 / Getty Images

A luz forte da manhã pode ser um antidepressivo eficaz, aponta Schwartz. “Mesmo uma curta caminhada de manhã cedo em um dia nublado é luz suficiente para fazer a diferença no humor”, observa ele. Caminhar também tem um efeito duplo. 'Um dos aspectos da terapia cognitivo-comportamental é' ativação comportamental '- um nome elegante para ajudar alguém a começar a fazer as coisas de novo.' Uma caminhada matinal fornece ao seu parceiro um pouco de vitamina D, que melhora o humor, do sol e também o leva para a rua fazendo coisas. Para um resultado ainda melhor, participe se tiver tempo. “Muitas vezes é mais fácil para as pessoas fazerem mudanças se as estiverem fazendo em conjunto com outra pessoa”, explica Osborne. (Tem tendência a sofrer de dores e sofrimentos quando sai para dar um passeio? Não perca estas 10 maiores dores de caminhada, resolvidas!)

Trabalhem juntos. Exercite-se juntos PeopleImages / Getty Images

Qualquer pessoa que já se sentiu estressada antes de cair no asfalto e se sentiu imparável depois de terminar de registrar suas milhas, experimentou os benefícios do exercício que aumentam o humor. Os especialistas também não são estranhos a ele: 'Os exercícios têm um efeito significativo na depressão leve', observa Schwartz. Em vez de ser insistente sobre sua outra metade pisar na esteira, Osborne sugere dizer algo como: 'Eu sei que você ficava muito feliz quando corria regularmente.' O apoio social também ajuda aqui. Não apenas para manter seu parceiro responsável (é mais fácil se livrar de si mesmo do que um amigo), mas também pelo fator diversão.

Sugira consultar um profissional. vendo um profissional PeopleImages / Getty Images

Depois que seu parceiro se abrir sobre seus sentimentos, pergunte se ele gostaria de receber uma avaliação de humor de alguém, sugere Schwartz. “Na verdade, não é tão fácil distinguir entre depressão leve e infelicidade situacional. Também é difícil saber o quão branda é a depressão ”, explica ele. Um profissional será capaz de avaliar fatores como sintomas, condições de saúde e histórico familiar para fornecer um diagnóstico preciso e um plano de ação. (O que pode incluir alguns desses 7 novos tratamentos incomuns para a depressão.) 'As pessoas tendem a ter medo da psicoterapia ou do psiquiatra', acrescenta Osborne, mas a pesquisa sugere que a psicoterapia pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos. Apenas certifique-se de que seu parceiro saiba que você está por trás dele em sua decisão. Pessoas que não se sentem apoiadas por seus parceiros correm um risco maior de desenvolver depressão, de acordo com a Universidade de Michigan pesquisar . Com isso em mente, considere sua atitude um elemento importante de seu plano de ação geral para ajudar sua outra metade.