5 coisas que você deve saber antes de beber kombuchá novamente

kombuchá EVGENIYA LANTI / SHUTTERSTCK

Faça uma pesquisa rápida de kombucha online e você descobrirá que a bebida gaseificada (produzida por chá fermentado, açúcar, fungos e bactérias) fornece energia altíssima, suprime a dor, afasta certos tipos de câncer, desintoxica seu corpo, ajuda a eliminar peso e transforma seu sistema imunológico em uma fortaleza. (Aqui está como fazer seu próprio kombuchá .) Os beberrões da bebida saudável também pregam essas promessas.

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Mas o nosso amado kombuchá é realmente um elixir da saúde em uma garrafa? Aqui estão cinco coisas que você deve ter em mente antes de tomar um gole.

Este artigo foi publicado originalmente por nossos parceiros em StandsOrganicLife.com .

Boiarkina Marina / shutterstock

“Eu teria medo de chamar o kombuchá de remédio ou alimento mágico”, diz Maggie Neola, RD, nutricionista com interesse em medicina integrativa no Comitê de Médicos para a Medicina Responsável. Afinal, glorificar um alimento em detrimento de outro (couve é rei!) Não é a maneira como a nutrição funciona. Uma dieta saudável tem tudo a ver com variedade.

Está repleto de probióticos. kombucha scobie Fotografia / shutterstock GreenArt

Dito isso, Neola observa que a bebida certamente traz benefícios. Por um lado, como com qualquer chá, você beberá uma grande quantidade de antioxidantes e polifenóis saudáveis, diz ela. 'Mas porque é fermentado, você vê mais daquele impulso probiótico no kombuchá.' E é aí que reside a maioria dos benefícios da bebida para a saúde: probióticos - também conhecido como boas bactérias intestinais .

“O microbioma intestinal costuma ser chamado de órgão esquecido - é muito importante promover essa saúde”, diz Neola. Afinal, um microbioma intestinal saudável pode ajudar a evitar problemas como diarreia e SII e ajudar todo o seu corpo a funcionar da melhor forma.

Alimentos fermentados como o kombuchá também podem melhorar a saúde das células intestinais, aumentar a função imunológica e reduzir o risco de alergia e doenças crônicas, diz Neola. Mas há um porém: esses benefícios não são exclusivos do kombuchá - mas podem ser obtidos de todos os alimentos fermentados ou ricos em probióticos, diz ela.

Existe um enigma da pasteurização. Enigma da pasteurização Mariana M / shutterstock

Os probióticos do Kombuchá têm uma desvantagem. Isso ocorre porque alguns tipos de bebida não são pasteurizados - e podem causar dor de estômago, diz Keri Gans, RD, autora de A Dieta das Pequenas Mudanças . Ou pior: 'Sem a pasteurização, você corre o risco de microorganismos prejudiciais assumirem o controle e causar problemas sérios, incluindo intoxicação alimentar', diz Ryan Andrews, RD, um treinador de fitness e nutrição da Nutrição de precisão .

Mas o problema é o seguinte: para que o kombuchá retenha seus benefícios probióticos, a bebida provavelmente não precisa ser pasteurizada. 'A pasteurização mata bactérias prejudiciais e úteis. Portanto, quaisquer probióticos potencialmente benéficos também desapareceriam ”, diz Andrews.

Não há muitas pesquisas sobre os efeitos do kombuchá. Fatos do Kombuchá Goldenarts / shutterstock

Além dos efeitos de seus probióticos, o quanto (e como) o kombuchá pode ajudar sua saúde é um pouco obscuro. Enquanto alguns estudos - como um de 2014 no Journal of Medicinal Food - sugeriram que o chá de kombuchá pode protegê-lo contra moléculas tóxicas chamadas radicais livres e promover a imunidade, a maioria das pesquisas (incrivelmente limitadas) sobre o assunto foi feita em animais. E as informações sobre muitos dos supostos benefícios à saúde da bebida vêm dos defensores da bebida - não de cientistas.

O Kombuchá é uma boa fonte de probióticos - mas existem outras opções. Chá verde grafvision / shutterstock

Conclusão: os probióticos são uma parte essencial de uma dieta saudável, diz Neola. E se você quiser obtê-los do kombuchá, tudo bem. Apenas saiba que se você for beber a versão crua (não pasteurizada), certifique-se de comprar seu kombuchá de uma empresa de renome, diz Gans. Ela também sugere que mulheres grávidas e crianças evitem a bebida (existe o risco de bactérias, e o kombuchá pode conter vestígios de álcool, graças ao processo de fermentação).

Lembre-se também de que “nem todos os kombuchas são criados iguais”, diz Neola. 'Alguns são carregados com açúcares adicionados.' Portanto, certifique-se de ler o rótulo (e a quantidade do tamanho da porção!). E se você está fazendo sua própria bebida, considere fazer uma boa aula de como fazer antes, ela sugere.

Não gosta da bebida, afinal? Muitos outros alimentos e bebidas são carregados de probióticos e antioxidantes e irão hidratá-lo, afastar doenças e manter seu sistema imunológico forte. Andrews sugere tentar estes:

Para probióticos
Chucrute, kimchi, kefir e iogurte

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Para hidratação
Água

Para benefícios de saúde relacionados ao chá
Chá verde

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