5 condições surpreendentes que podem fazer você ganhar peso

Imagens JGI / Jamie Grill / getty

Quando o número na escala começa a subir, a maioria das pessoas sabe por quê: talvez você tenha se alimentado mais, se exercitado menos ou aproveitado alguns dias de 'trapaça'. Mas se os quilos estão se acumulando sem motivo aparente, você pode estar se perguntando se a culpa é de uma tireoide lenta - um bode expiatório comum para ganhar peso. Embora o hipotireoidismo certamente possa atrapalhar seu metabolismo (e seu médico deve verificar se é esse o caso), muitas outras condições também podem. Aqui estão cinco que podem explicar por que seus jeans de repente ficaram tão justos.

(Obtenha uma barriga lisa em apenas 10 minutos por dia com o nosso plano de exercícios testado pelo leitor !)

1. Distúrbios do sono distúrbios do sono brian chase / shutterstock

Tem insônia? Apnéia do sono? Síndrome das pernas inquietas? 'A privação de sono por qualquer causa pode contribuir para o ganho de peso', diz Lisa Neff, MD, uma endocrinologista do Center for Lifestyle Medicine em Medicina do Noroeste em Chicago. A falta de sono interfere nos hormônios que sinalizam fome e saciedade, de modo que as pessoas que não cochilam o suficiente são mais propensas a comer demais. Além disso, um estudo recente descobriram que as pessoas que dormem menos acham mais agradável comer - o que significa que você está mais propenso a se empanturrar de prazeres culposos. É claro que seu nível de atividade também tende a cair quando você está cansado, então provavelmente você também não vai queimar essas calorias extras. Estas 11 maneiras de dormir melhor esta noite podem ajudar.

2. Depressão depressão imagens / shutterstock de macacos

Pessoas que sofrem de depressão geralmente ganham peso por alguns motivos diferentes. “Algumas pessoas acabam comendo emocionalmente”, diz Neff. “A depressão também pode afetar a atividade física. E muitos medicamentos antidepressivos também causam ganho de peso. '

Os antidepressivos não são os únicos medicamentos que podem ter o ganho de peso como um efeito colateral furtivo. Existem medicamentos em quase todas as classes que têm o potencial de afetar seu peso, diz Amy Rothberg, MD, PhD, endocrinologista em Divisão de Metabolismo, Endocrinologia e Diabetes da Universidade de Michigan . Alguns culpados comuns incluem insulina, bloqueadores beta e anticoncepcionais. Quando os pacientes chegam com ganho de peso repentino e inexplicável, Rothberg sempre verifica se eles começaram uma nova medicação recentemente.

3. Distúrbios de dor desordem de dor Imagens da Science Picture Co / getty

Qualquer condição que cause dor crônica - incluindo fibromialgia, artrite e ciática - pode causar estragos em sua cintura. Pessoas que sentem dor tendem a não ser muito ativas ou dormir muito bem, diz Neff. Os analgésicos, especialmente os medicamentos comumente prescritos para dores nos nervos, também podem contribuir para o ganho de peso.

4. Síndrome de Cushing síndrome de almofadas Joshya / shutterstock

É raro, mas esse distúrbio endócrino causado por um excesso do hormônio cortisol pode fazer com que seu peso suba repentinamente. Também tende a alterar a distribuição do seu peso. “Com a doença de Cushing, o rosto fica muito redondo”, diz Rothberg. Você provavelmente também terá uma grande barriga, apesar de ter membros finos e atrofia muscular. Um exame físico pode ajudar seu médico a identificar os sinais característicos.

5. Menopausa menopausa ponto da imagem fr / shutterstock

É mais um estágio da vida do que uma condição, mas ganhar alguns quilos durante a menopausa é relativamente comum. “As mulheres costumam me ver com o que consideram um ganho de peso surpreendente ou repentino”, diz Neff. 'Eles descobrem que o que fizeram antes para manter o peso sob controle não está mais funcionando e eles ganharam 5 ou 9 kg, apesar de seus melhores esforços.' Os hormônios são apenas parcialmente culpados - as mudanças hormonais podem causar ondas de calor que interrompem o sono, o que por sua vez afeta o peso. Mas grande parte da culpa vai para o envelhecimento puro e simples, que pode desacelerar seu metabolismo. Veja como perder peso após a menopausa.