5 benefícios para a saúde da beterraba

suco de beterraba Getty Images

Lembra-se da tigela de beterraba solitária e intocada em suas ações de graças de infância? As raízes doces e terrosas já percorreram um longo caminho. Hoje em dia, a beterraba é o ingrediente estrela em saladas, sucos, sopas e muito mais. E essa tendência alimentar é uma tendência que até os nutricionistas apoiam. Eles são definitivamente um alimento de desempenho - eles são bons para seu coração, sua mente e seus músculos, diz Dawn Jackson-Blatner, RDN, uma nutricionista de Chicago e autora de The Superfood Swap .

Além disso, quando não são embaladas em lata, as beterrabas podem ser deliciosas - e você não precisa aceitar de nós: elas não são amargas, então são boas para pessoas que não gostam de vegetais, diz Leslie Bonci, MPH, RDN, uma nutricionista e proprietária de Conselhos de alimentação ativa em Pittsburgh. Eu sou um grande fã de beterraba.

Disponível no verão, outono e inverno, a beterraba pode ser encontrada na seção de produtos hortifrutigranjeiros de sua mercearia local - e, melhor ainda, muitas vezes vem pré-cozida.

Aqui estão cinco razões pelas quais a beterraba merece um lugar em sua dieta.

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1. Beterraba pode reduzir sua pressão arterial

A hipertensão arterial é uma das principais causas de morte, não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde estima que a hipertensão é responsável por quase 13 por cento de todas as mortes globais.

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Digite beterraba. A beterraba é rica em nitratos saudáveis, que são convertidos em óxido nítrico dentro do corpo, diz Jackson-Blatner. O óxido nítrico, explica ela, pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial. Um estudo de 2016 no Journal of Human Hypertension descobriram que quando as pessoas com hipertensão ingeriam 9 onças de beterraba cozida ou cerca de 1 xícara de suco de beterraba crua, observavam melhorias na pressão arterial e nos níveis de inflamação após apenas duas semanas.

espiralizador de macarrão de beterraba

Dica: use um espiralizador para fazer macarrão de beterraba, uma alternativa com alto teor de fibras e baixo teor de carboidratos ao macarrão.

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2. Beterraba pode aumentar sua energia

Como o óxido nítrico pode dilatar seus vasos sanguíneos, ele também pode ajudar a trazer mais oxigênio para seus músculos, diz Jackson-Blatner. Resultado: a beterraba pode permitir que as pessoas se exercitem por mais tempo, diz ela. Essa também foi a conclusão de um Revisão de 2017 por pesquisadores da Espanha , que descobriu que beber suco de beterraba pode aumentar os níveis de resistência em atletas. Os autores do estudo sugerem tomar as coisas dentro de 90 minutos de sua sessão de exercícios.

3. A beterraba pode ajudar a aumentar sua capacidade intelectual

Além de transportar mais oxigênio para os músculos, a beterraba também pode levar oxigênio extra para o cérebro, diz Jackson-Blatner. UMA

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Quer dar suco de beterraba uma tentativa? Experimente comprá-lo na forma concentrada e adicioná-lo a um smoothie.

4. Beterraba pode mantê-lo regular

Uma xícara de beterraba contém cerca de 3,5 gramas de fibra - e grande parte dela é composta do tipo insolúvel, que pode ajudar a prevenir a constipação. A fibra insolúvel mantém os alimentos circulando pelo trato digestivo e aumenta o volume das fezes, o que ajuda na eliminação, diz Bonci.

Além disso, a fibra insolúvel também pode prevenir hemorróidas, que são mais comuns em pessoas que têm constipação crônica ou comem uma dieta pobre em fibras, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. UMA Revisão de 2014 por pesquisadores da Universidade de Oklahoma, mostra que as hemorróidas ocorrem em cerca de 50% das pessoas com mais de 50 anos.

5. Beterraba são carregadas com antioxidantes

A beterraba obtém sua bela cor vermelho-violeta com seus altos níveis de antioxidantes, ou moléculas que ajudam a prevenir certas doenças, lutando contra os danos infligidos pelos radicais livres, diz Bonci. Um antioxidante particularmente potente, entretanto, é a betalaína. De acordo com uma revisão de 2015 publicada em LWT - Ciência e Tecnologia de Alimentos , a betalaína obteve notas mais altas na luta contra os radicais livres do que a vitamina C e certas antocianinas.

chips de beterraba

Use uma mandolina para cortar as beterrabas em pedaços. Misture-os no azeite, polvilhe-os com um pouco de sal e leve ao forno a 350 graus por 25 a 30 minutos, até ficarem crocantes.

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Como adicionar beterraba à sua dieta

Bônus: a beterraba é surpreendentemente fácil de adicionar à sua dieta, diz Bonci. Você pode comprar beterraba desfiada ou macarrão de beterraba [na loja], diz ela, e usá-los em uma salada com rúcula, gomos de toranja, azeite e um pouco de sal ou pimenta. Ou você pode beliscar chips de beterraba desidratada, que são deliciosos. Precisa de mais ideias? Confira essas receitas de beterraba frescas.

Uma nota de cautela ...

Existe algo como ‘beetúria’, diz Jackson Blatner. Se você começar a aumentar muito a ingestão de beterraba, seu xixi pode ficar rosa. Mas não se desespere: não é sangue na urina - na verdade, são apenas beterrabas. O mesmo vale para o número dois: se você notar vermelho no vaso sanitário, não está sangrando; são apenas as beterrabas percorrendo seu trato digestivo.