4 maneiras pelas quais seu telefone está estressando você - e como retomar o controle

Como o seu telefone está estressando você Oscar Wong / Getty Images

Antes de chegar ao final desta frase, você provavelmente vai olhar, tocar ou pelo menos pensar em verificar seu telefone. Isto é, se você ainda não está lendo esta história sobre ele.

Você não precisa de estatísticas para saber que quase todo mundo está grudado nas telas em seus bolsos hoje em dia, mas aqui estão elas: de acordo com o Pew Research Center , 92% dos adultos americanos têm um telefone celular e 90% dos proprietários de telefones celulares afirmam que o gadget está frequentemente ao seu lado. Quase um terço diz que nunca, jamais, desliga o telefone.

Sim, a tecnologia é inovadora e revolucionária e transformou muitas de nossas ocupações, indústrias e vidas. Mas, de outras maneiras, isso também nos deixa seriamente ansiosos, menos produtivos e infinitamente distraídos, mesmo que detestemos admitir isso. O ataque de nossa exposição diária (excessiva) à tecnologia criou uma forma relativamente nova de ansiedade que tem a ver com a necessidade de permanecer conectado, diz o psicólogo pesquisador Larry D. Rosen, PhD , professor emérito e ex-presidente do departamento de psicologia da California State University, Dominguez Hills e autor do próximo livro A mente distraída: cérebros antigos em um mundo de alta tecnologia . 'Nossos telefones bipam, piscam, vibram - qualquer coisa para chamar nossa atenção', diz ele. 'Você está constantemente esperando pela próxima notificação.' (Quer adquirir hábitos mais saudáveis? Inscreva-se para receber dicas de vida saudável diretamente na sua caixa de entrada ... apenas, você sabe, desligue a notificação!)

Lentamente, mas com segurança, nos acostumamos com esses bipes e zumbidos, diz Rosen, muito parecido com os cães de Pavlov. “A cada toque, nosso cérebro libera um pouco de cortisol ou um pouco de dopamina - um e-mail ou um texto nos deixa estressados ​​ou felizes - e o que isso faz é conspirar para nos tornar uma resposta ainda mais rápida”, diz ele. Já se foi, diz ele, os dias em que não havia problema em deixar o telefone em casa quando você estava apenas fazendo uma rápida viagem ao supermercado. Hoje, se alguém ousar atrasar a resposta ao seu texto, você provavelmente presumirá que disse a coisa errada.

Pelo menos não estamos sozinhos. Todos os tipos de pessoas sentem essa ansiedade pelo telefone, diz Rosen, não apenas aqueles de nós com maior probabilidade de estar ansiosos para começar. Aqui estão algumas das maneiras muito específicas pelas quais seu telefone está lhe dando nos nervos, além do que fazer a respeito.

Ansiedade de bateria fraca

Bateria fraca do telefone Georgejmclittle / Shutterstock

Noventa por cento de nós sofrem desta forma muito particular de ansiedade ao telefone, de acordo com um pesquisa recente de 2.000 usuários de smartphones nos EUA pelo fabricante de eletrônicos LG. A pesquisa descobriu que pessoas com ansiedade de bateria fraca disseram que entraram em pânico quando seu bateria do telefone cai abaixo de 20% por causa da ameaça iminente de sair da rede. “É o modo de pânico”, diz Rosen. - Você acha que não terá tempo para carregá-lo e não sabe como ficará conectado se não carregá-lo. O principal sintoma do LBA? Pedir um carregador emprestado a um estranho. “Quando você observa o comportamento das pessoas em relação a essa ansiedade, elas parecem bastante obsessivas”, diz Rosen. (Seu telefone celular está acabando com sua felicidade?)

Síndrome de vibração fantasma
Você sente a vibração no bolso e pega o telefone para ver quem está ligando - apenas para descobrir que a vibração foi simplesmente um produto da sua imaginação. “Dez anos atrás, se você sentisse um farfalhar no bolso, teria se abaixado e o arranhado”, diz Rosen. 'Agora, mesmo que saibamos que não estamos carregando nosso telefone no bolso, não achamos que possa ser uma coceira.' Lentamente, mas com segurança, diz ele, o fenômeno da vibração fantasma assumiu o controle.

Pesquisa recente sugere que quanto mais ansioso você estiver para permanecer conectado, maior será a probabilidade de interpretar mal essa coceira como uma notificação do Snapchat ou um texto recebido. Como tal, essa síndrome também é às vezes chamada de 'ansiedade pelo anel'.

Nomofobia

Medo de ficar longe do telefone Racorn / Shutterstock

Você é um nomofóbico se tem medo de ficar sem o seu telefone. A 2015 estude desenvolveu um questionário de nomofobia para medir esse medo e descobriu que quanto mais você concorda com afirmações como 'Eu ficaria chateado se não pudesse usar meu smartphone e / ou seus recursos quando eu quisesse' e 'Se eu não tivesse meu smartphone comigo, ficaria ansioso porque não conseguia me comunicar instantaneamente com minha família e / ou amigos - ei, todos nós já passamos por isso - mais nomofóbico você é. Outro 2015 estude Coloque esse conceito à prova, forçando um pequeno grupo de usuários do iPhone a completar os quebra-cabeças de busca de palavras enquanto ignoram o toque do telefone. Eles relataram sentimentos mais elevados de ansiedade e seus batimentos cardíacos e pressão arterial aumentaram, enquanto também sentiram que tiveram um desempenho pior em seus quebra-cabeças.

FOMO

Verificando o Facebook no celular Bloomua / Shutterstock

O medo de perder pode ser o estressor original do smartphone. É desencadeado na maioria das vezes por postagens de mídia social que nos fazem desejar fazer parte do que quer que a postagem exiba, seja um show lotado, um jantar em família extravagante ou os primeiros passos de um neto. Um dos estudos de Rosen rastreou o uso de smartphones entre estudantes universitários por 8 semanas. Em média, os alunos usaram o telefone quatro vezes por hora, por apenas 4 minutos de cada vez. Por que as rajadas curtas? “Temos tanto medo de perder”, diz ele. Nós nos comparamos naturalmente às versões perfeitas da vida de nossos amigos e familiares naqueles gramas e Snaps, o que pode levar a sentimentos de ciúme e até depressão. A segunda melhor coisa para realmente viver essa vida é ser o primeiro a 'gostar' ou comentar sobre ela. (Veja como seu telefone pode dizer se você está deprimido.)

Então o que você pode fazer?
Conexão constante significa que nunca damos às nossas mentes a chance de tropeçar em pensamentos criativos. Estamos nos privando de um tempo de ligação de qualidade com amigos e familiares porque passamos mais tempo olhando o que está em nosso telefone do que em seus rostos, diz Rosen. Estamos diminuindo nossas habilidades de comunicação pessoal porque estamos perdendo aqueles momentos emocionais e estamos destruindo totalmente nosso sono ao deixar a campainha ligada enquanto o telefone está na mesinha de cabeceira. Você conhece todos os horrores, mas isso não significa que está ansioso para reduzir.

Felizmente, pequenas mudanças podem levar a grandes melhorias. Comece definindo uma programação para quando você vai verificar seu telefone, diz Rosen. Não precisa parecer assustador: ajuste o cronômetro para apenas 15 minutos. Depois de silenciar seu telefone, vire-o voltado para baixo para que você não veja nenhuma notificação. Quando o cronômetro dispara, você tem 2 minutos para olhar o que quiser no seu telefone. Então repita. 'Você começará a notar quando ficar bom nisso - e pode levar uma semana inteira para quebrar o hábito - que, quando o alarme disparar, você o silencia e continua trabalhando', diz Rosen. É quando é hora de aumentar seu cronômetro para 20, 25 ou até 30 minutos.

Quando você chega aos 30 anos, 'está indo muito bem, já que dobrou o tempo normal', diz ele. Em seguida, você pode alertar as pessoas com quem mais se comunica de que só checa o telefone a cada 30 minutos e que espera receber notícias suas apenas nesses intervalos.

Assim que começar a sentir-se confortável, aplique o mesmo princípio ao seu tempo livre. Algumas empresas instituem uma regra de '7 a 7', explica Rosen. Os funcionários podem enviar e-mails a qualquer momento, mas devem esperar que suas anotações sejam lidas apenas entre 7h e 19h. Uma hora antes de dormir (você sabe o que está por vir) desligue seu telefone completamente e deixe-o em outro cômodo. 'Eu sei que é muito difícil, mas checar seu telefone no meio da noite destrói seu sono', diz Rosen. E não, acrescenta ele, você não precisa usá-lo como seu alarme. 'Você pode comprar um despertador na loja de 99 centavos.'