4 maneiras de reduzir a perda de memória após a menopausa

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Não há como evitar: os sintomas da menopausa - flashes quentes, suores noturnos e secura lá embaixo - cheiram mal. Mas, para alguns, perder a menstruação pode fazer com que você sinta que também está perdendo a cabeça.

Esquecimento durante os anos da menopausa é o que Tara Allmen, MD, e autora de Menopausa confidencial: um médico revela os segredos para prosperar na meia-idade chama 'menofog'. Durante a menopausa, diz ela, muitas mulheres se queixam de perda de memória.

Na verdade, alguma pesquisa sugere que 60% das mulheres na perimenopausa notam mudanças de memória 'desfavoráveis'.



'Há um consenso geral com base em alguns dados longitudinais [como o Estudo da Saúde da Mulher em toda a nação (SWAN) ], que na perimenopausa e no início da pós-menopausa, existem dificuldades cognitivas para algumas mulheres e algumas mudanças de humor, que parecem voltar ao normal assim que você entrar na menopausa ', explica Mary Jane Minkin, MD, professora clínica de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Yale.

O que da? Sintomas como ondas de calor, suores noturnos, sono insatisfatório e mudanças de humor podem dar lugar a tropeços na cognição, diz Allmen. “Parte do problema também é que há muitas coisas acontecendo na vida de uma mulher típica de 50 a 55 anos que podem exigir muita atenção: crianças indo para a escola; crianças voltando para casa; lidar com questões de trabalho e questões de trabalho do parceiro; lidar com pais idosos - grandes estressores ', diz Minkin. (Aqui estão 10 sinais silenciosos de que você está estressado demais.)

Felizmente, existem algumas maneiras de contra-atacar. Siga estes 4 passos para se sentir melhor e banir a nebulosidade para sempre. (Você sabia que seu corpo tem 6 hormônios principais de combate à gordura? Veja como equilibrá-los e aumentá-los - e perder até 18 quilos no processo - com A correção hormonal .)

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Seu coração e sua cabeça têm mais em comum do que você pensa. Um estudo no Jornal da American Heart Association descobriram que doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes estavam associadas a um maior risco de declínio mental em mulheres na pós-menopausa. A conexão provavelmente se resume a um fluxo sanguíneo saudável por todo o corpo.

“A melhor abordagem para a saúde e o bem-estar do cérebro é promover fatores que mantenham a saúde do sistema cardiovascular”, diz Allmen. Para manter sua mente afiada, comece controlando problemas como pressão alta, diabetes e colesterol anormal e hábitos negativos como fumar cigarros.

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Você sabe que o exercício pode fazer você se sentir melhor, mas também pode fazer muito bem ao seu cérebro. Cada estudo analisado em um Revisão australiana de pesquisa descobriram que o exercício foi associado a taxas mais baixas de declínio cognitivo em mulheres na pós-menopausa. Em caso de dúvida, considere o cardio: exercícios de bombeamento cardíaco parecem melhorar a saúde ao máximo, descobriram os pesquisadores.

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“O sono pode ser fortemente perturbado por ondas de calor”, diz Minkin. 'Quando você não está dormindo bem, os estressores e seu cérebro ficam realmente malucos.' Na verdade, um estudo no Journal of the American Geriatrics Society descobriram que mulheres mais velhas que dormiam cinco ou menos horas por noite tinham habilidades cognitivas piores do que aquelas que dormiam sete horas. Mas dormir demais não é a resposta: as mulheres que zonavam nove horas por noite ou mais sofriam de declínios na cognição. A pesquisa sugere que extremos (muito ou pouco sono), bem como grandes mudanças (como dormir seis horas numa noite e 10 horas na noite seguinte) podem impactar negativamente a função cerebral. Sua melhor aposta é se limitar a sete ou oito horas por noite - não importa o dia da semana.

Amizade com seu médico. amigo médico JGI / Jamie Grill / Getty Images

Um bom relacionamento com seu médico - seu ginecologista ou médico de cuidados primários - é uma parte fundamental do controle dos sintomas da menopausa, diz Minkin. Faça este estudo do Massachusetts General Hospital: descobriu que um relacionamento melhor com seu médico (fazer contato visual, sentir-se compreendido, estabelecer metas) pode ser tão benéfico para sua saúde quanto algumas pequenas intervenções medicamentosas, como aspirinas diárias para prevenir ataques cardíacos.

Não está de acordo com o seu médico? Experimente um especialista. Para um praticante de menopausa perto de você, insira seu código postal em menopause.org , o site da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, sugere Minkin.