4 coisas que você precisa saber antes de comprar pão integral

pão integral Imagens de Gabriele Ritz / EyeEm / getty

O pão é um alimento simples, mas comprar um que seja realmente bom para você pode ser complicado. Muitos pães que se autodenominam grãos inteiros são tudo menos - e mesmo aqueles que estão dizendo a verdade muitas vezes são entupidos de coisas desnecessárias. Aqui, quatro maneiras de garantir que o pão que você está comprando esteja limpo:

1. Certifique-se de que seja grão integral.
Muitos fabricantes adicionam um toque de farinha de grãos inteiros para dar a seus pães uma vibração saudável. Mas só porque um pão é bronzeado em vez de branco ou tem palavras como ' aveia , '' multigrãos 'ou mesmo' trigo integral ', em seu nome não significa necessariamente nada.

Para descobrir se o seu pão é realmente uma boa fonte de grãos inteiros, verifique a lista de ingredientes. “Os ingredientes são listados em ordem de peso”, diz a nutricionista Jessica Cording. Portanto, quanto mais próximo um ingrediente estiver do topo da lista, maior será a porcentagem desse ingrediente no seu pão. O primeiro deve ser sempre algo com a palavra 'inteiro' no nome, como 'trigo integral'. Caso contrário, é apenas farinha refinada. (Aqui estão alguns dos mais deliciosos pães sem glúten você pode encontrar.)



2. Evite ingredientes estranhos.

ingredientes de pão Imagens de Perry Mastrovito / getty

Na verdade, você não precisa de uma tonelada de coisas para fazer um bom pão. E, no entanto, as listas de ingredientes em alguns pães de sanduíche continuam indefinidamente. Por exemplo, os fabricantes às vezes gostam de adicionar corante caramelo para fazer seu pão parecer mais marrom - e mais saudável - do que realmente é. Mas ninguém precisa de cores falsas em seu pão, então fique longe.

Outras coisas a evitar? Agentes texturizantes ou condicionadores de massa, como fosfatos, amidos alimentares modificados ou azodicarbonamida (sim, essa é a substância química do tapete de ioga), que podem ser usados ​​para tornar o pão mais macio e macio. O mesmo vale para conservantes artificiais (pense em propionato de cálcio ou benzoato de sódio) ou coisas que simplesmente não parecem pertencer ao pão - como farinha de soja ou proteína isolada de soja. Conservantes naturais, como ácido ascórbico, estão OK. (Aqui estão 10 aditivos alimentares que você nunca deve comer .)

3. Seja inteligente com relação à fibra.
Qualquer pão integral decente deve embalar pelo menos 3 g de fibra por fatia, diz Cording. Além do mais, essa fibra deve vir dos próprios grãos inteiros. (Precisa de mais fibra? Aqui estão 10 alimentos que ajudam você a fazer cocô .) Freqüentemente, os pães rotulados como ricos em fibras obtêm seu volumoso extra de fontes adicionais como a inulina - um ingrediente que não é necessariamente ruim, por si só. Mas é melhor obter fibras de uma variedade de alimentos diferentes, e é mais provável que você obtenha apenas um tipo de fibra ao comer alimentos que contenham outras formas da substância, diz Cording.

4. Observe os níveis de sódio e açúcar.

sal e açúcar Imagens de Andy Crawford / getty

Grãos integrais doces e com nozes oferecem muito sabor por conta própria, então você não precisa de um pão que é enriquecido com toneladas de extra açúcar ou sódio. Procure pães com menos de 200 mg de sódio e não mais que 2 g de açúcar por fatia, diz Cording. E sempre escolha pães feitos com adoçantes naturais em vez de altamente processados ​​- pense em mel, melaço ou até mesmo suco de cana evaporado em vez de xarope de milho com alto teor de frutose. (Aqui estão 56 nomes diferentes para açúcar .)

Procure por estes na loja: Não tem tempo para ler 9.000 rótulos de pães no supermercado? Em vez disso, pegue uma de nossas escolhas limpas. Nós gostamos da Padaria Orgânica Rudi's 100% Pão de Trigo Integral, Pão de Grãos Germinados Ezekiel 7, Trigo Integral Orgânico da Vermont Bread Company e Pão de Fibra Multigranosa do Trader Joe.