3 maneiras pelas quais o iogurte sem gordura pode fazer você ganhar peso

Por que o iogurte sem gordura deixa você gordo Chris Gramly / Getty Images

Se você está se enchendo de iogurte grego sem gordura e queijo cottage para perder peso, você pode querer reconsiderar: um número crescente de pesquisas sugere que os laticínios integrais podem ajudá-lo a manter um peso saudável melhor do que os desnatados. Como poderia ser? Aqui estão três razões principais pelas quais os laticínios sem gordura podem estar adicionando - e não reduzindo - quilos extras. (Aprender como hackear bactérias do seu intestino para uma perda de peso mais fácil do que nunca!)

1. A pesquisa diz que mais gordura pode mantê-lo magro.
Parece contra-intuitivo, mas é verdade: a ciência mais recente diz que os laticínios com alto teor de gordura não são piores - e talvez até melhores - do que os laticínios com baixo teor de gordura, explica Dariush Mozaffarian, MD, reitor da Escola Friedman de Ciência e Política de Nutrição da Universidade Tufts. É verdade: os pesquisadores analisaram recentemente 16 estudos publicados anteriormente sobre gordura láctea e obesidade. Em 11 desses estudos, as pessoas que comeram mais laticínios integrais ficaram mais magras e ganharam menos peso com o tempo do que as pessoas que consumiram menos. Nos outros cinco estudos, comer mais gordura láctea não mostrou qualquer ligação com o ganho de peso e obesidade. Pode haver uma série de razões, dizem os pesquisadores: Certos ácidos graxos na gordura láctea podem aumentar o metabolismo, ou pode haver algum tipo de interação benéfica entre a gordura láctea e as bactérias intestinais (esses pequenos insetos parecem desempenhar um grande papel na quantidade de pesar). Também pode ter a ver com o que os laticínios substituem: a escolha habitual de laticínios integrais em vez de alimentos ricos em amido e açucarados, como muffins ou donuts, pode resultar na perda de peso, explica Mozaffarian.

2. O iogurte sem gordura pode fazer você consumir carboidratos.

Não gordo faz você comer muito carboidratos Anouk De Maar / Getty Images
Sim: Comer iogurte sem gordura pode fazer com que você tente pegar os chips. Em um estudo com 120.000 pessoas publicado no ano passado no American Journal of Clinical Nutrition , aqueles que consumiram mais laticínios sem gordura e com baixo teor de gordura comeram significativamente mais carboidratos no geral, enquanto as pessoas que comeram mais laticínios com muita gordura comeram menos carboidratos. Porque? Como os laticínios sem gordura têm menos calorias, explica Mozaffarian, nossos corpos podem buscar essas calorias em outras fontes, como carboidratos. E se esses carboidratos vierem de fontes não saudáveis, como bagels grandes e doces açucarados, você pode ganhar peso.

3. Full-fat é mais enchimento.
Comer gordura faz você se sentir saciado e satisfeito, então comer apenas laticínios sem gordura pode deixá-lo com mais fome e mais propenso a comer demais no futuro. Há um motivo pelo qual as dietas com baixo teor de gordura têm se mostrado ineficazes: elas deixam as pessoas com fome, e os planos tendem a conter mais açúcar e carboidratos do que dietas com teor moderado a alto de gordura. É verdade que a gordura que você obtém dos laticínios é saturada, o tipo que muitos especialistas ainda dizem que devemos limitar (outros especialistas, entretanto, dizem que a gordura saturada não é prejudicial). Mas sua xícara média de iogurte integral não é uma bomba de gordura: as marcas mais populares de iogurte grego integral têm apenas 4 a 5 g de gordura saturada por porção de 180 ml. Compare isso a uma porção de 180 gramas de carne moída, que contém 10 g de gordura saturada. (Para sua informação, o limite recomendado atual do USDA para gordura saturada é de 20 g por dia).

O resultado final: Não escolha sem gordura apenas porque você acha que vai te ajudar perder peso . Se você prefere o sabor de produtos com baixo teor de gordura e já está com um peso saudável, certamente não há problema em continuar a consumi-los. Mas se você deseja a riqueza de laticínios integrais, trocá-los por um padrão alimentar saudável não deve prejudicar - e pode até ser benéfico. 'Enquanto a ciência continua a crescer, eu recomendo que as pessoas comam uma mistura de laticínios todos os dias e escolham baixo teor de gordura ou gordura total com base em suas preferências pessoais', diz Mozaffarian.