15 efeitos colaterais comuns da dieta ceto que você deve estar ciente antes de reduzir o consumo de carboidratos

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Este artigo foi revisado clinicamente por Rachel Lustgarten, R.D., C.D.N., um nutricionista clínico e membro do Prevention Medical Review Board.

o dieta ceto explodiu como um plano alimentar ultrabaixo em carboidratos que pode ajudá-lo a perder peso rapidamente - mas seus efeitos no corpo vão além da perda de peso.



Uma dieta cetônica típica é composta de 80% de gordura, 15% de proteína e meros 5% das calorias de carboidratos. Se você consumir 2.000 calorias por dia, isso significa que apenas 100 delas vêm de carboidratos - incluindo carboidratos saudáveis, como frutas e vegetais. Quando você come assim, isso desencadeia cetose , o que significa que seu corpo queimou todos os carboidratos e precisa começar a queimar gordura para obter energia.

É verdade: seguir um regime estrito de alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos pode ajudar a mover o número na escala, mas pode haver alguns outros efeitos colaterais da dieta cetônica dos quais você não está ciente. Alguns deles são positivos, mas alguns podem ser desagradáveis ​​- ou mesmo perigosos. Aqui está o que você deve saber sobre os perigos da dieta ceto antes de decidir experimentá-la por si mesmo.

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Gripe ceto é uma coisa real. Cortar seus carboidratos até o osso e entrar em um estado de cetose (quando seu corpo queima gordura para obter energia) pode causar uma série de sintomas desconfortáveis, como dores de cabeça, fadiga, dores musculares, náuseas e diarreia. Os efeitos colaterais são o resultado da transição do seu corpo para o uso de gordura como sua fonte primária de energia em vez de carboidratos, explica Kristen Mancinelli, M.S., R.D.N. , autor de A dieta cetogênica . Assim que se adaptar à nova fonte de combustível (geralmente dentro de uma ou duas semanas), você começará a se sentir melhor.



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Você pode se sentir mal-humorado Martin NovakGetty Images

Quando você está em uma dieta baixa em carboidratos, pode não estar recebendo os carboidratos necessários para produzir serotonina, uma substância química do cérebro que ajuda a regular o humor, bem como o sono e o apetite - dois outros fatores que podem atrapalhar sua disposição, diz Laura Iu , R.D., nutricionista e terapeuta nutricional certificado como conselheiro alimentar intuitivo baseado na cidade de Nova York.

Seus comportamentos alimentares podem mudar PeopleImagesGetty Images

Cortar carboidratos pode fazer com que o cérebro libere uma substância química chamada neuropeptídeo-Y (NPY), que diz ao corpo que precisamos de carboidratos; quando não obtemos os carboidratos de que nosso corpo precisa, essa substância química se acumula e pode intensificar os desejos, o que pode aumentar o risco de desenvolver padrões alimentares desordenados, como a compulsão alimentar, diz Iu. 'Não tem nada a ver com não ter' força de vontade 'suficiente,' tem mais a ver com a resposta biológica do corpo à privação ', diz ela.



A perda de peso inicial pode voltar Fazendo dieta ShotShareGetty Images

A dieta cetônica é famosa por proporcionar um emagrecimento inicial rápido. Isso ocorre porque os carboidratos retêm mais água do que proteínas ou gordura, diz Becky Kerkenbush, R.D., uma nutricionista clínica em Watertown Regional Medical Center . Então, quando você para de comê-los, todo aquele H2O extra é liberado através da micção. Como resultado, a escala pode mostrar alguns quilos abaixo e você pode parecer um pouco mais magro.

Essa primeira gota pode ser principalmente de peso de água. Mas a pesquisa sugere que a dieta cetônica também é boa para a perda de gordura. Um Estudar italiano de quase 20.000 adultos obesos descobriram que os participantes que comeram ceto perderam cerca de 12 libras em 25 dias. No entanto, não há muitos estudos avaliando se os quilos permanecerão baixos a longo prazo, pesquisadores observam . A maioria das pessoas acha difícil seguir um plano alimentar tão rígido e, se você sair da dieta, os quilos podem facilmente voltar.

A constipação pode estar ao virar da esquina dieta ceto pode causar prisão de ventre e pedras nos rins Getty Images / gpointstudio

A constipação é um efeito colateral comum dos planos alimentares de baixo teor de carboidratos, incluindo a dieta cetogênica. Reduzir severamente a ingestão de carboidratos significa dizer adeus aos alimentos ricos em fibras, como grãos inteiros, feijão e uma grande proporção de frutas e vegetais, diz Ginger Hultin , M.S., R.D.N., nutricionista com sede em Seattle e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics.

Combine isso com o fato de que seu corpo está excretando mais água e você terá uma receita potencial para canos entupidos. Você pode manter as coisas em movimento obtendo um pouco de fibra de alimentos amigos do ceto como abacate, nozes e porções limitadas de vegetais e frutas sem amido, diz David nico , Ph.D., autor de Diagnóstico de Dieta . Aumentar a ingestão de água também ajuda.

Ou você pode ter diarreia Chakrapong Worathat / EyeEmGetty Images

“Quando comemos alimentos com gordura, nosso fígado libera bile no sistema digestivo para ajudar a decompô-la. Seguir uma dieta rica em gordura como o ceto significa que o fígado precisa liberar bile extra - e a bile é um laxante natural, portanto, muito pode soltar as fezes e acelerar a velocidade com que se move pelo sistema, levando à diarreia ', diz Iu.

Há também um efeito colateral chamado respiração cetônica Forçando seu caminho para um sorriso brilhante PeopleImagesGetty Images

Quando seu corpo entra em cetose, ele começa a produzir subprodutos chamados cetonas. Isso inclui acetona - sim, o mesmo produto químico encontrado no removedor de esmalte, que seu corpo naturalmente faz por conta própria, de acordo com um 2015 revisão da pesquisa . 'Uma das maneiras pelas quais as cetonas são liberadas do corpo é através da expiração, e o hálito geralmente tem um odor distinto, diferente do mau hálito comum experimentado quando há um acúmulo de bactérias na boca', diz Iu.

Você provavelmente estará com sede o tempo todo água potável Getty Images

Não se surpreenda se você sentir fome enquanto faz a dieta cetônica. Excretar toda aquela água a mais provavelmente aumentará a sede - portanto, beba um pouco, aconselha Mancinelli. Não há nenhuma recomendação dura e rápida para a quantidade de água que você deve ingerir em uma dieta cetônica. Mas, em geral, tente beber o suficiente para que sua urina fique límpida ou amarela pálida. Se estiver mais escuro, aumente sua ingestão.

... mas seu apetite não será tão voraz Salada de rúcula e nozes. Estúdio Stock-YardGetty Images

A perda de peso muitas vezes significa sentir mais fome e lutar contra mais ânsias, mas nem sempre parece ser o caso quando você se torna ceto. As pessoas relatam menos fome e diminuição do desejo de comer depois de adotar uma dieta cetogênica, de acordo com um análise de 26 estudos . Os especialistas não entendem totalmente o porquê, mas acredita-se que dietas com muito baixo teor de carboidratos podem suprimir a produção de hormônios da fome como a grelina.

E sua pele pode clarear! Mulher jovem e bonita focada se olhando no espelho do banheiro WavebreakmediaGetty Images

Atormentado por espinhas? Você pode começar a notar uma diferença em sua pele na dieta cetônica, especialmente se você foi um ex-viciado em açúcar. Consumir muitos carboidratos vazios é ligado a pior acne - em parte porque esses alimentos provocam inflamação e sinalizam a liberação de hormônios que aumentam a produção de óleos que obstruem os poros, de acordo com Uma revisão publicado no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética . Algumas descobertas sugerem que reduzir a ingestão de carboidratos pode ajudar a resolver esses problemas, melhorando a pele como resultado.

Além disso, muitos dizem que sentem menos névoa do cérebro Sentado, Talheres, Getty Images

Não é nenhum segredo que os carboidratos - especialmente os refinados como cereais açucarados, pão branco e macarrão ou bebidas doces - fazem o açúcar no sangue subir e cair. Portanto, faz sentido que comer menos pode ajudar a manter as coisas boas e uniformes. Para pessoas saudáveis, isso pode se traduzir em uma energia mais estável, menos névoa do cérebro , e menos ânsias de açúcar, explica Mancinelli.

... mas outros dizem que a névoa do cérebro fica pior Sam EdwardsGetty Images

Isso faz sentido, diz Iu. 'Nossos cérebros precisam do tipo certo de carboidratos para obter energia, e alguém que está seguindo uma dieta baixa em carboidratos pode não ter carboidratos suficientes, o que pode contribuir para Confusão mental e dificuldade de concentração ', diz ela.

Seus níveis de A1C podem até melhorar O armazenamento de gordura e o risco de diabetes diminuem DolgachovGetty Images

Se você tem diabetes , um melhor controle de açúcar no sangue pode ajudar a reduzir seus níveis de A1C - a medição de glicose em nosso sangue - e até mesmo reduzir a necessidade de insulina, de acordo com um revisão acadêmica de dietas cetogênicas. (Apenas não pare de tomar seus remédios sem falar primeiro com seu médico!)

A única advertência importante: comer ceto também aumenta o risco de cetoacidose diabética, uma condição com risco de vida em que a gordura é quebrada muito rápido e faz com que o sangue se torne ácido. É muito mais comum em pessoas com diabetes tipo 1, mas se você tem tipo dois e está comendo ceto, converse com seu médico sobre o que você deve fazer para diminuir o risco.

Mas seus rins podem ficar estressados bifes grelhados PapoulaGetty Images

Os rins desempenham um papel importante no metabolismo de proteínas e é possível que comer muito do nutriente possa ter um impacto negativo na função renal. Embora as dietas cetogênicas devam ter muito mais gordura do que proteínas, muitos comedores de ceto cometem o erro de se alimentar de muita carne, diz Mancinelli. O resultado? Você pode acabar comendo muito mais proteína do que realmente precisa.

Aqui está a parte complicada: não há uma resposta definitiva para a quantidade de proteína que você teria que comer antes de ter problemas. Realmente depende de quanta proteína uma pessoa está consumindo versus quanta ela precisa, bem como da saúde de seus rins no início do estudo, diz Hultin. É por isso que pode ser útil falar com um nutricionista ou médico que pode ajudá-lo a ajustar sua dieta antes de entrar em ceto.

Seus fatores de risco de doenças cardíacas podem mudar Conceito de saúde do coração MarsBarsGetty Images

Comer uma dieta ultra baixa em carboidratos é ligado a uma taxa mais baixa de obesidade e diabetes tipo 2, juntamente com o colesterol HDL melhorado, todos os quais podem se traduzir em um risco menor de doença cardíaca .

Mas a saúde do seu coração pode depender do que você realmente come. Pesquisar publicado no New England Journal of Medicine sugere que dietas com baixo teor de carboidratos baseadas principalmente em fontes vegetais de gordura e proteína (como abacate ou nozes) podem reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%. Mas esses benefícios não eram válidos para pessoas que comiam principalmente proteínas e gorduras de origem animal. (Pense: bacon, manteiga e bife.)

Mais, o Associação Americana do Coração diz que ir ao mar com gordura saturada - o que pode ser fácil de fazer em uma dieta cetônica se você comer muita carne, manteiga e queijo - pode aumentar o risco de problemas cardíacos. Enquanto você está em uma dieta cetônica, você deve ter seus níveis de colesterol e saúde cardíaca avaliados por um médico regularmente, diz Hultin.

O resultado final?

Comer uma dieta cetônica pode ter algumas vantagens de saúde de curto prazo. Mas, a longo prazo, também tem o potencial de criar alguns problemas graves de saúde. É por isso que muitos especialistas dizem que você não deve tentar por conta própria. Em geral, se uma pessoa segue uma dieta cetogênica, ela deve fazê-lo apenas por um breve período e sob supervisão médica rigorosa, diz Hultin.