11 razões pelas quais seus pés doem tanto, de acordo com os médicos

por que meus pés doem Peter DazeleyGetty Images

Caminhar é elogiado como uma das formas de exercício mais fáceis, eficazes e acessíveis, e isso é verdade, contanto que você não esteja lidando com dores nos pés que tornam cada passo uma agonia. De acordo com American Podiatric Medical Association , impressionantes 77 por cento dos adultos nos EUA tiveram problemas nos pés, o que significa que, para a grande maioria de nós, caminhar pode ser muito menos atraente do que sentar no sofá.

O pé tem quase tantos ossos quanto a mão e o pulso, por isso é um imóvel complicado, diz Rick Olderman, MSPT , um fisioterapeuta ortopédico em Denver e autor de Consertando você: dor nos pés e tornozelos . No entanto, não prestamos muita atenção aos nossos pés até que haja problemas.

Para as mulheres, isso pode ser particularmente verdadeiro, provavelmente porque muitas mulheres use sapatos que são muito pequenos para seus pés. O resultado? Condições como joanetes, pés em martelo ou outras deformidades dolorosas nos pés - todas as quais podem tirar a elasticidade do seu passo.

Então, o que um andador deve fazer, especialmente se você for um amante descarado de salto alto? A primeira etapa para consertar a dor crônica no pé é entender por que você está tendo, diz Olderman. Aqui, os problemas mais comuns que podem impedi-lo de bater no chão e o que fazer para ter os pés felizes novamente.

1. Fasceíte plantar

Este é de longe o problema mais comum que vejo em meus pacientes de meia-idade, diz Jeffrey A. Oster, DPM , um podólogo em Newark, Ohio. Fasceíte plantar é uma síndrome de uso excessivo que causa inflamação dolorosa da faixa de tecido fibroso que corre ao longo da planta do pé (chamada de fáscia plantar).

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Você não encontra fascite plantar em crianças - elas curam muito rapidamente. E você não encontra isso em pessoas mais velhas porque eles não estão por aí fazendo atividades que poderiam contribuir para isso, diz o Dr. Oster. Mas se você estiver entre 40 e 65 anos de idade, é mais provável que sinta dores no calcanhar, especialmente se estiver carregando quilos extras.

A força em seus pés é cerca de 120 por cento do seu peso, diz o Dr. Oster. Com o tempo, isso faz com que o tecido do pé se torne menos elástico, causando dor.

Correção dos pés: massageie e alongue os pés e as panturrilhas.

Isso não só pode ajudar a aliviar a inflamação, levando um novo suprimento de sangue oxigenado para a área, mas massagear e alongar também pode alongar os músculos flexores plantares, ajudando-os a se mover mais livremente e com menos dor, diz Rachel Scott, uma médica massagista terapeuta em Lynnwood, Washington.

As pessoas tendem a se concentrar apenas na planta do pé e esquecer que a fáscia plantar faz parte de um sistema que começa com os músculos da panturrilha e continua até o tendão de Aquiles, diz Scott. ( Experimente esta massagem de fascite plantar. )

E enquanto trocando seu calçado ou tentando novas palmilhas não vai cura sua fascite plantar, certamente pode ajudar a tornar as coisas mais confortáveis. Experimente essas opções aprovadas por podólogos - todas com amplo suporte de arco, uma entressola firme, mas flexível, e amortecimento frontal - abaixo:

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2. Joanetes

joanete dor no pé bgwalkerGetty Images

Com os joanetes, uma protuberância firme e dolorida se desenvolve na base do dedão do pé, às vezes fazendo com que ele vire diagonalmente em direção ao segundo dedo do pé. Joanetes podem piorar se você usar sapatos muito apertados de forma consistente, diz Suzanne C. Fuchs, DPM , um podólogo holístico e especialista em fitness em New Hyde Park, Nova York. Essas juntas geralmente ficam doloridas quando os sapatos roçam nelas e causam inflamação, inchaço e vermelhidão, diz ela.

Correção do pé: Escolha os sapatos certos.

Para ajudar a prevenir joanetes em primeiro lugar, certifique-se de usar sapatos com uma caixa dos dedos mais larga, diz o Dr. Fuchs. Deve haver cerca de meia polegada de espaço entre a ponta do dedo do pé mais comprido e a ponta do sapato. ( Confira nossos sapatos favoritos para joanetes aqui. ) Seus sapatos não devem causar muita pressão nos pés e dedos dos pés ou fazer com que fiquem triturados, diz ela.

Você também pode adicionar um enchimento específico para ajudar a aliviar os calosidades (causados ​​quando essas articulações dilatadas dos pés se esfregam contra os seus sapatos) ou converse com seu médico sobre a adição de órteses aos seus sapatos, diz o Dr. Fuchs. Essas inserções prescritas podem melhorar a biomecânica do pé, ajudando a equilibrar os músculos e tendões e impedir que joanetes e pés em martelo piorem, explica ela.

3. Martelo

pés de martelo Joe_PotatoGetty Images

PARA dedo do pé em martelo é uma deformidade do pé em que há uma curvatura anormal na articulação do meio do dedo do pé. Os pés no martelo acontecem quando há um desequilíbrio nos músculos do pé.

Você tem músculos na parte superior e inferior dos pés. Se um desses grupos musculares for mais forte do que o outro, isso pode resultar em um dedo em martelo, explica Jacqueline Sutera, DPM , um cirurgião podólogo da City Podiatry na cidade de Nova York. O dedo do pé fica torto porque um dos músculos do dedo do pé fica fraco, o que pressiona os tendões e as articulações de um ou mais dedos. Isso faz com que o dedo do pé fique saliente na articulação.

O Dr. Sutera diz que usar sapatos mal projetados que não cabem em seus pés, causar uma lesão como uma topada no dedo do pé e ter um histórico familiar de dedo em martelo são causas comuns. Pessoas com dedo em martelo também são propensas a desenvolvimento de calos e calosidades, ela acrescenta.

Correção do pé: use almofadas de milho não medicinais.

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Eu recomendo que meus pacientes usem almofadas de milho não medicinais porque eles fornecem suporte e amortecimento ao mesmo tempo que ajudam a aliviar a dor e prevenir a fricção, diz o Dr. Sutera.

Neste caso, os pensos medicinais para milho devem ser evitados porque o ácido do medicamento pode corroer a pele e causar a formação de bactérias, o que leva a uma infecção, diz ela.

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O Dr. Sutera também recomenda o uso de sapatos de tamanho adequado e projetados para a atividade que você está fazendo. Evite usar o mesmo tipo de sapato ao longo do dia. Use sapatos de transporte regional no caminho para o trabalho, mas não use saltos altos o dia todo, diz ela. Se o problema piorar e você estiver sentindo muito desconforto, o Dr. Sutera diz para considerar a cirurgia. Leva 15 minutos, você está sob anestesia local e é coberto pelo seguro, diz ela.

4. Pés chatos

Flatfeet ocorre quando o pé não tem um arco completamente, o que significa que todo o seu pé toca o chão quando está de pé. Isso é mais comum do que você pode pensar: Sobre 18 milhões de americanos lidar com a condição desconfortável.

Muitas pessoas nascem com pés chatos, mas você também pode desenvolvê-los mais tarde na vida devido ao trauma direto ao tendão tibial posterior , que é o tendão que liga os músculos da panturrilha ao ossos na parte interna de seus pés . Se você pratica esportes ou exercícios de alta intensidade, o tendão tibial posterior pode estar sobrecarregado e inflamado. Você pode desenvolver pés chatos por causa disso, diz o Dr. Sutera. Ela também diz que pessoas com pés chatos têm tendência a desenvolver fascite plantar e joanetes.

Correção do pé: use órteses.

A melhor coisa a fazer é usar sapatos e órteses adequadas, o que força seu pé a andar em arco, diz o Dr. Sutera. As órteses também ajudam a absorver o choque de caminhar ou correr e ajudar a prevenir dores nos tornozelos, joelhos e costas, que são afetados pelos pés chatos.

5. Calosidades

Embora a maioria de nós pense nessas áreas de pele grossa como simplesmente feias, os calosidades são pontos de pressão que podem doer quando você anda, diz o Dr. Oster. Curiosamente, eles são na verdade a maneira do corpo prevenir o desenvolvimento de bolhas dolorosas. Sem um calo, a pressão e a fricção irritariam sua pele a ponto de criar aquelas bolhas doloridas e cheias de líquido que você conhece como bolhas.

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No entanto, isso não ajuda se seus calosidades - muitas vezes na planta do pé, no calcanhar ou na parte superior de joanetes ou pés em martelo - o impedem de andar ou correr confortavelmente.

Fixação dos pés: mergulhe e depois amoleça.

Para tratar calosidades em casa, mergulhe os pés em água morna e, em seguida, aplique uma loção hidratante carregada com ácido glicólico, ácido láctico ou ureia (como Creme para pés Eucerin Advanced Repair ) Esses ingredientes podem ajudar a suavizar a pele e minimizar o calo. Se o calo for especialmente grande ou dolorido, marque uma consulta com um podólogo ou dermatologista que possa removê-lo com uma lâmina cirúrgica ou aplicar uma injeção de cortisona se a dor for particularmente forte.

Calo e hiperceratose na planta do pé em close ArveBettumGetty Images

6. Relva

Toe turf é uma torção da articulação principal do dedão do pé, de acordo com o Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS). Isso pode acontecer quando o dedo do pé é forçosamente dobrado para cima, como quando você está empurrando para uma corrida e o dedo fica preso no chão, diz Miguel Cunha, DPM, um podólogo e fundador da Gotham Footcare .

Pode acontecer com qualquer dedo do pé, mas 90 por cento das vezes é o grande problema, explica Melissa Lockwood, DPM, um podólogo em Heartland Foot and Ankle Associates em Bloomington, Illinois, e um diplomata da American Board of Podiatric Medicine . Geralmente acontece quando você está tentando empurrar o dedão do pé e outra força - uma pessoa batendo em você, um acidente de carro, cavalgando - o empurra para baixo. Isso faz com que os ligamentos ao redor da articulação se estiquem e, às vezes, se rompam. É muito doloroso.

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A lesão ganhou o nome de turf toe porque se tornou mais comum em jogadores de futebol depois que a grama artificial se tornou popular nos campos de jogos, diz a AAOS. (A grama artificial é uma superfície mais dura do que a grama e não tem tanta elasticidade quanto outras superfícies.) O dedo do pé da grama pode causar dor, inchaço e rigidez na base do dedão. Isso se desenvolve lentamente e progride com o tempo, diz o Dr. Cunha.

Correção do pé: descanse, aplique gelo, comprima e eleve o dedo do pé.

É uma sigla conhecida como RICE. Você quer ter certeza de que sua lesão receba o descanso que merece, o que também pode protegê-la de novas lesões, diz o Dr. Cunha. Aplicar gelo e comprimir o ferimento (qualquer envoltório servirá) pode ajudar a conter o inchaço e aliviar a dor, diz ele.

Finalmente, você deseja elevar o pé (digamos, em cima de um travesseiro) para aliviar a pressão. Como seus pés sofrem uma pressão que você nem percebe, você deve prestar atenção para não se machucar mais, diz o Dr. Cunha.

7. Tendinite de Aquiles

O tendão de Aquiles, que se liga ao osso do calcanhar na parte de trás do pé, pode ficar irritado e inflamado quando usado em excesso, diz o Dr. Fuchs. O resultado é tendinite, e os corredores são particularmente suscetíveis, diz ela, assim como aqueles que usam saltos altos regularmente. Outras causas potenciais, embora não tão comuns, incluem doenças inflamatórias, como artrite reumatóide ou gota .

Correção do pé: descanse, coloque gelo, repita.

Quanto mais cedo você eliminar esse problema pela raiz, melhor, diz a Dra. Fuchs, e é por isso que ela recomenda evitar qualquer atividade que agrave sua dor por uma semana a um mês. Quando você sentir uma pequena pontada, aplique gelo na área o mais rápido possível. Seu médico também pode sugerir que você tome um antiinflamatório não esteroidal (como Motrin ou Advil ) para aliviar seu desconforto e acalmar a inflamação.

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8. Metatarsalgia

Esta é uma doença comum do pé que pode afetar os ossos e as articulações da planta do pé, diz Cunha.

A maioria dos problemas no metatarso acontece quando algo muda na maneira como seu pé normalmente funciona, afetando a distribuição de seu peso, diz o Dr. Cunha. Isso pode colocar pressão extra na planta do pé, causando inflamação e dor.

Às vezes, uma coisa pode causar metatarsalgia, mas geralmente vários fatores desempenham um papel, como fazer um treinamento intenso. Os corredores correm o risco de metatarsalgia, principalmente porque a frente do pé absorve uma força significativa quando você corre, diz o Dr. Cunha. Essa condição geralmente ocorre durante a execução de atividades de alto impacto, especialmente se seus sapatos forem inadequados ou gastos.

Correção do pé: compre sapatos novos, use órteses e descanse.

Seu médico provavelmente vai querer fazer um raio-X primeiro para ter certeza de que seus ossos e articulações parecem bem , e que você não está realmente lidando com uma fratura por estresse, diz o Dr. Cunha.

Se seus sapatos estiverem gastos, é melhor comprar um novo. Calçados desenhados com biqueira alta e larga e sola de balanço são ideais para o tratamento da metatarsalgia, afirma Cunha. A biqueira alta e larga permite que o pé se espalhe enquanto a sola oscilante reduz o estresse na planta do pé. Órteses projetadas para reduzir a dor na planta do pé também podem ajudar, diz ele.

Fora isso, o repouso, a aplicação de gelo e o uso de antiinflamatórios orais e tópicos podem ajudar, diz Cunha. Se você fizer tudo isso e ainda estiver com dor, seu médico pode recomendar uma cirurgia. (No entanto, é raro que seja necessário, diz o Dr. Cunha.)

9. Síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do carpo é realmente semelhante à síndrome do túnel do carpo - apenas nos pés. Semelhante ao túnel do carpelo, é causado pela mecânica 'beliscando' o nervo, diz o Dr. Lockwood.

Isso pode resultar em dor, dormência e formigamento, muitas vezes devido a um ferimento no tornozelo ou tendo pés chatos. Pessoas com pés chatos são mais suscetíveis à síndrome do túnel do tarso porque a inclinação para fora do calcanhar que ocorre com os arcos caídos produz tensão e tensão no nervo, diz Cunha.

Correção dos pés: descanse, coloque gelo e tome antiinflamatórios.

O RICE é uma boa solução, diz Cunha, acrescentando que você pode tomar medicamentos antiinflamatórios para reduzir a inflamação. A fisioterapia também pode ajudar a reduzir a dor, e também não faz mal conseguir órteses que podem ajudar a apoiar o arco do seu pé e tirar o estresse do nervo tibial (um nervo importante da parte inferior do corpo), diz o Dr. Cunha.

Empresária tirando sapatos AntonioGuillemGetty Images

10. Neuroma de Morton

Essa condição causa dor na planta do pé que geralmente se irradia para o terceiro e quarto dedos do pé, diz o Dr. Fuchs. Pode parecer que você está pisando em uma pedra que está presa em seu sapato, diz ela.

O Dr. Sutera diz que o neuroma de Morton costuma ser o resultado de mulheres que usam saltos altos ou sapatos pontudos e estreitos. Seus metatarsos, que são os ossos dos pés, são comprimidos quando você usa sapatos apertados. Eles põem pressão nos nervos ao redor deles, causando uma dor aguda e penetrante, ela explica.

Esportes de alto impacto como tênis e corrida também podem causar neuroma de Morton. As batidas repetitivas em superfícies duras podem causar traumas nos nervos que vão até os dedos dos pés. Pessoas que têm joanetes, pés em martelo, arcos altos ou pés chatos também estão em maior risco de neuroma de Morton.

Correção do pé: experimente sapatos novos, órteses personalizadas e, possivelmente, injeções de cortisona.

Uma coisa que você pode fazer para um alívio rápido é massagear o espaço entre os metatarsos, diz o Dr. Sutera. Pegue seus polegares e use-os para massagear a parte superior do pé e use os outros dedos para aplicar pressão na parte inferior. Massagem espaços entre os dedos dos pés, onde vivem os nervos, diz ela.

Marque uma consulta com seu médico para fazer um raio-X para descartar outros problemas e faça o acompanhamento com um ultrassom ou ressonância magnética, que são as melhores ferramentas de diagnóstico para revelar anormalidades dos tecidos moles. Então, você pode entrar em uma onda de compras de sapatos novos, já que sapatos mal ajustados contribuem para o seu problema e pioram a dor, diz o Dr. Fuchs.

Você pode tentar suportes de arco, almofadas para os pés ou órteses personalizadas, que ajudarão a contornar e amortecer seu pé enquanto você caminha, diz ela. O Dr. Sutera também recomenda usar uma variedade de sapatos e jogar fora os sapatos com sola irregular ou danificada. Se essas táticas mais conservadoras não funcionarem, as injeções de cortisona ou mesmo a cirurgia para aliviar a compressão do nervo podem ser opções.

11. Artrite

A artrite acontece quando a cartilagem nas articulações começa a se desgastar e causar inflamação. Quando se trata de pés, geralmente afeta a articulação do dedão, mas também pode surgir em outras articulações, diz Cunha.

A artrite geralmente pode ser atribuída a lesões e traumas anteriores, como ossos quebrados e entorses, mas um dos maiores fatores é a idade, já que sua cartilagem se desgasta com o tempo, explica ele.

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Os sintomas geralmente incluem sensibilidade e dor, articulações rígidas e inchadas e dificuldade para caminhar ou sustentar peso.

Correção dos pés: tome antiinflamatórios, use órteses e faça fisioterapia.

Existem várias opções de tratamento diferentes no que diz respeito à artrite, e o Dr. Cunha diz que muito depende de onde está a artrite e da sua gravidade. Aqui estão apenas alguns a considerar:

  • Medicamentos antiinflamatórios orais e tópicos ou para o alívio da dor
  • Injeções de esteróides
  • Órteses moldadas personalizadas
  • Um tipo de suporte denominado órtese tornozelo-pé
  • Fisioterapia
  • Manter um peso saudável

    Se você tem artrite e não melhora com tratamentos mais conservadores, o Dr. Cunha diz que seu médico pode recomendar uma cirurgia.

    ❗Quando devo consultar um médico para dor nos pés?

    No geral, se você tem dor no pé que persiste e está incomodando, Dr. Cunha diz que você deve pelo menos conversar com seu médico. Isso é especialmente verdadeiro se estiver afetando sua qualidade de vida e não parece estar melhorando. Temos muitas maneiras conservadoras e não cirúrgicas de tratar todos esses problemas, acrescenta o Dr. Lockwood.